12/07/2007

Nós Podemos Paraná

Reserva do Iguaçu quer ampliar parcerias para alcançar os Objetivos do Milênio

Prefeito Municipal quer incentivar o trabalho voluntário e ampliar a parceria com o empresariado, para melhorar os indicadores do milênio em seu município e na região

Lideranças de Reserva do Iguaçu e região se reuniram nesta quarta-feira (11) para ampliar parcerias para alcançar os Objetivos do Milênio. O encontro foi realizado pelo movimento Nós Podemos Paraná. O encontro reuniu 70 pessoas de Reserva do Iguaçu e municípios vizinhos. Elas conheceram os indicadores do Milênio da região Centro Sul e de seus municípios, além de uma breve análise de sua situação frente aos objetivos estabelecidos. Os Indicadores do Milênio são uma contribuição do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) ao movimento, que pretende servir de apoio aos grupos de trabalho, já que suas informações permitirão identificar as áreas mais oportunas para projetos e ações a serem desenvolvidos.

A coordenadora estadual do movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, disse que o Núcleo da região sai fortalecido e já com duas ações definidas. Uma oficina para ensinar como elaborar projetos e a próxima reunião, já marcada, para dar seqüência aos trabalhos. Cada Núcleo Regional reúne um grupo de municípios e realiza periodicamente reuniões para discutir ações, projetos e parcerias, além de trocar experiências entre projetos bem sucedidos nos municípios e que podem ser implantados por outros.

O prefeito municipal de Reserva do Iguaçu, Sebastião Caldas de Campos, afirma que o movimento incentiva e promove o trabalho voluntário, que ainda é muito pequeno, e amplia as ações nas diversas áreas. "Temos que ter muitas frentes de trabalho e para isso precisamos ampliar nosso capital social e ampliar parcerias com o empresariado para fortalecer nossas ações", frisou. Disse, ainda, que "esse diálogo com a presença de outros municípios da região é um começo para analisarmos nossas necessidades, principalmente quando temos indicadores bem elaborados para nos monitorar".

Já o coordenador regional do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Guarapuava, Júlio César Pacheco Agner, destacou, ao abrir o evento, a importância do monitoramento realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), que permite uma análise real das necessidades dos municípios e da região. "Os Indicadores do Milênio permitem estabelecer um diálogo com a sociedade com base em dados reais e definir as prioridades locais e regionais".

O prefeito municipal de Reserva do Iguaçu mostrou programas que sua administração vem realizando para alcançar as metas do objetivo 1 - erradicar a extrema pobreza e a fome -, como "Compra direta municipal", que busca melhorar a geração de renda e incentivar o produtor local, adquirindo sua produção para a merenda escolar. Tem investido também na capacitação profissional para ampliar a renda familiar, através de cursos de panificação, cozinha alternativa, aproveitamento de alimentos e o programa Cozinha comunitária.

A secretária de Ação Social do município, Deise Hoffmeister de Campos, explicou que o projeto do Sesi Cozinha Brasil preparou na cidade 150 pessoas que agora estão transmitindo esses conhecimentos para 18 comunidades urbanas e rurais do município.  "A Cozinha comunitária é uma experiência que mostrou resultados rápidos. Hoje já sustenta quatro famílias e já se mantém sozinha".

Juliana Siqueira Zanela, uma das participantes do programa, diz que no início tiveram muito apoio da prefeitura, com cursos de capacitação e ajuda, até na compra dos primeiros mantimentos, mas agora já conseguem manter o negócio, servindo almoço e lanches.

"O Movimento Nós Podemos Paraná é muito oportuno porque leva a sociedade civil e a iniciativa privada a refletir sobre sua responsabilidade social. A comunidade precisa ser parceria do poder público no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida e no alcance das metas propostas para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", afirma Deise.

Movimento - No ano 2000, a ONU realizou a Cúpula do Milênio, com 189 países e estabeleceu oito objetivos e 18 metas para melhorar a qualidade de vida da população mundial. E o Brasil é um dos países signatários desse pacto. Os Objetivos do Milênio, também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são estes: 1- erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - atingir o ensino básico universal; 3 - promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 - reduzir a mortalidade infantil; 5 - melhorar a saúde materna; 6 - combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7 - garantir a sustentabilidade ambiental; 8 -  estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Embora a ONU tenha estabelecido 2015 como prazo para o alcance das metas, o Paraná, através Sistema Fiep lançou um desafio para atingi-las até 2010. É com esse objetivo que, o Sistema Fiep, através do Sesi, vem apoiando e colaborando com a articulação, mobilização e fortalecimento do movimento em todo Estado.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692