10/07/2007

Nós Podemos Paraná

Voluntários reunidos em Quatro Barras definem ações para alcançar os Objetivos do Milênio

Voluntários reunidos em Quatro Barras definem

ações para alcançar os Objetivos do Milênio

Encontro reuniu 70 pessoas dos municípios de Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Pinhais e Piraquara.

O município de Quatro Barras participou na última segunda-feira (9) do II Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná ? 8 jeitos de mudar o mundo. O prefeito Roberto Adamoski disse que este é um movimento que deve ser fortalecido e ampliado, porque incentiva e provoca o trabalho voluntário e o interesse da sociedade por melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

"Estamos aqui para contribuir e podemos afirmar que já se percebe na população um cuidado ambiental e interesse em detectar onde está o problema e tentar corrigir", afirmou. Ele mostrou a restauração do Caminho de Itupava, ligando Quatro Barras a Morretes, realizada pelo Governo do Estado, para atender a um anseio da população e que colabora com os objetivos do milênio 7 e 8. São 22 km de caminhada pela Serra do Mar e Mata Atlântica, na qual deve ser cultuado o respeito à natureza.

O encontro reuniu 70 pessoas dos municípios de Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Pinhais e Piraquara. Elas conheceram os indicadores do Milênio da Região Metropolitana de Curitiba e de seus municípios, além de uma breve análise de sua situação frente aos objetivos estabelecidos. A análise dos Indicadores do Milênio é uma contribuição do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidades (Orbis) ao movimento. Pretende servir de apoio aos grupos de trabalho, já que suas informações permitirão identificar as áreas mais oportunas para projetos e ações a serem desenvolvidos.

Para a coordenadora estadual do movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, o Núcleo da região sai fortalecido e com duas ações já definidas: uma oficina para ensinar como elaborar projetos, nos dias 14 e 15 de agosto e a próxima reunião para dar seqüência aos trabalhos, no dia 27 de agosto às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Quatro Barras. Cada Núcleo Regional reúne um grupo de municípios e realiza periodicamente reuniões para discutir ações, projetos e parcerias, além de trocar experiências entre projetos bem sucedidos nos municípios e que podem ser implantados por outros.

Projetos ? Em Campina Grande do Sul, a Prefeitura Municipal desenvolve o programa ProvocaAção, que tem como objetivo minimizar a evasão escolar, através de um trabalho em rede, que atua com oficinas de convivência e acompanhamento dos alunos e seus familiares na escola. O Programa Sentinela, destinado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, atua através de ações especializadas e multidisciplinares, de assistência social.  Também o projeto Cuidando e Valorizando Quem Ensina, destinado aos professores do Ensino Especial e que vem mantendo o compromisso de educação com qualidade para todos. E, ainda, os projetos Renascer e Florescer e Pais, Amor e Limites, visando atendimento de qualidade às famílias dos alunos com Necessidades Especiais.

Piraquara tem entre os participantes do movimento o Instituto IBS Colway, que realiza naquela cidade, vários projetos, entre eles: a Vila da Criança, onde são atendidas 4500 crianças; o programa Bom aluno, onde o adolescente fica por 13 anos e sai com curso universitário e de pós-graduação e preparado para competir no mais exigente mercado de trabalho e o programa Grupo Escoteiro Guardião das Águas que zela pelos mananciais nascentes e fontes de água da região.

Em Pinhais, a experiência da Prefeitura Municipal com a Escola de Esportes, que atende hoje 1800 alunos, teve uma resposta imediata com a redução acentuada da violência. Implantada, visando a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania, mostrou que a ocupação da criança e do adolescente em tempo integral pode ser a solução para a violência.

Quatro Barras mostrou, ainda, o projeto Artesanato Graciosa, iniciado dentro do programa de Geração de Trabalho e Renda da Prefeitura Municipal. São trabalhos feitos no tear, tricô, crochê, fuxico, bordados, aplicação e reciclagens (papel). O foco do trabalho é o fortalecimento da organização comunitária nos processos de aprendizagem, produção e comercialização. Produzem coletivamente, respeitando interesses e diferenças individuais. Desenvolvem ações voltadas para organização, formação, capacitação e compreensão do mercado, envolvendo outros grupos de produção, instituições públicas e parceiros da sociedade como um todo.

Movimento - No ano 2000, a ONU realizou a Cúpula do Milênio, com 189 países e estabeleceu oito objetivos e 18 metas para melhorar a qualidade de vida da população mundial. Os Objetivos do Milênio, também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são: 1- erradicar a extrema pobreza e a fome; 2 - atingir o ensino básico universal; 3- promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4- reduzir a mortalidade infantil; 5- melhorar a saúde materna; 6- combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7- garantir a sustentabilidade ambiental; 8-  estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Embora a ONU tenha estabelecido 2015 como prazo para o alcance das metas, o Paraná, através Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou um desafio para atingi-las até 2010. É com esse objetivo que, o Sistema Fiep, através do Sesi, vem apoiando e colaborando com a articulação, mobilização e fortalecimento do movimento em todo Estado.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692