09/07/2007

Objetivos do Milênio

Quatro Barras tem encontro regional do Movimento Nós Podemos Paraná

Evento vai mostrar projetos e promover a troca de experiências regionais sobre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas

O município de Quatro Barras sedia na próxima segunda-feira (09), mais um encontro do movimento Nós Podemos Paraná. Serão discutidas ações para o fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e novas possibilidades de articulação para ampliar o seu alcance. Vão participar também  os municípios de Pinhais, Piraquara e Campina Grande do Sul.  Será no salão Paroquial, Av. São Sebastião, 25, Centro, das 13 às 17h30.

O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, afirma que "a troca de experiências e vivências realizadas nos encontros são importantes para mostrar como a sociedade pode se organizar, através do trabalho conjunto dos três setores, num programa de responsabilidade social e cidadania, visando o desenvolvimento sustentável".

Os projetos e ações relacionados aos oito Objetivos do Milênio realizados nos municípios que integram o Núcleo Regional serão apresentados e serão disponibilizados para implantação em outras localidades interessadas. O Instituto IBS Colway, por exemplo, realiza na cidade de Piraquara, vários projetos, entre eles a Vila da Criança, onde são atendidas 4.500 crianças; o programa Bom aluno, no qual o adolescente fica por 13 anos e sai com curso universitário e de pós-graduação e preparado para competir no mais exigente mercado de trabalho e o programa  Grupo Escoteiro Guardião das Águas que zela pelos mananciais nascentes  e fontes de água da região.

Campina Grande do Sul tem o projeto Horta Domiciliar, desenvolvido pelo município com a Pastoral da Criança desde 2006, com o objetivo de melhorar a alimentação das famílias de baixa renda.  Em Pinhais, a experiência da Escola de Esporte que atende hoje 1800 alunos, teve uma resposta imediata com a redução acentuada da violência. Implantada, visando a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania, mostrou que a ocupação da criança e do adolescente em tempo integral pode ser a solução para a violência.

Os Indicadores do Milênio da Região Metropolitana de Curitiba e de seus municípios serão divulgados durante o encontro e também serão discutidas as propostas da região para o fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e novas possibilidades de articulação para ampliar o seu alcance.
Os trabalhos serão desenvolvidos com a metodologia da Investigação Apreciativa, onde os próprios participantes fazem uma análise e reflexão e os três setores (empresarial, público e sociedade civil) são convidados a assumir um planejamento estratégico conjunto, visando iniciativas prioritárias locais e regionais voltadas para o alcance dos objetivos do milênio.

Embora a ONU tenha estabelecido 2015 como prazo para o alcance das metas, o Paraná, através Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou um desafio para atingi-las até 2010. É com esse objetivo que, o Sistema Fiep, através do Sesi, vem apoiando e colaborando com a articulação, mobilização e fortalecimento do movimento em todo Estado.

Os Objetivos - No ano 2000, a ONU realizou a Cúpula do Milênio, com 189 países e  estabeleceu oito objetivos e 18 metas para melhorar a qualidade de vida da população mundial. E o Brasil é um dos países signatários desse pacto. Os Objetivos do Milênio, também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são estes: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692