29/06/2007

Objetivos do Milênio

Movimento Nós Podemos Paraná realiza encontro em Ponta Grossa

Em debate, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e as metas a serem alcançadas até 2010.

O Movimento Nós Podemos Paraná - 8 jeitos de mudar o mundo, coordenado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), reunirá em Ponta Grossa, na próxima terça-feira (03), instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e lideranças da sociedade civil da região para avaliar como estão as metas propostas pela ONU para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Segundo a coordenadora estadual do Movimento, Maria Aparecida Zago, o evento é aberto a todo cidadão que queira trabalhar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e suas metas.  As inscrições podem ser feitas pelo site www.nospodemosparana.org.br ou pelo telefone 0800 646 0008. As inscrições também podem ser feitas no local do evento, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa - Avenida Balduino Taques, 500 - Vila Estrela, das 13 às 17h30.

A proposta do II Círculo de Diálogo é fortalecer o Movimento e os Núcleos Regionais e ampliar as parcerias para o cumprimento das metas dos Oito Objetivos do Milênio. O presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, afirma que a Fiep vai apóiar o fortalecimento do movimento Nós Podemos Paraná para que o Estado possa antecipar em cinco anos o cumprimento dos Objetivos do Milênio definidos pela ONU.

"A troca de experiências e vivências, realizadas nos encontros são importantes para mostrar como a sociedade pode se organizar, através do trabalho conjunto dos três setores, num programa de responsabilidade social e cidadania, visando o desenvolvimento sustentável", afirma Rocha Loures.

O evento vai avaliar como estão as metas propostas pela ONU para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser alcançados até 2015 e que o Paraná antecipou para 2010. Existem 18 metas a serem cumpridas em relação aos oito objetivos, que são: 1 - acabar com a fome e a miséria; 2- educação básica de qualidade para todos; 3 - igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4 - reduzir a mortalidade infantil; 5 - melhorar a saúde das gestantes; 6-combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 - qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 - todos trabalhando para o desenvolvimento.

O monitoramento dos Indicadores do Milênio da messoregião Centro Oriental e de seus municípios serão divulgados durante o encontro. Vão ser apresentados também os projetos e ações da região, desenvolvidos para o alcance das metas. Serão discutidas, ainda, as propostas da região para fortalecer o movimento e o Núcleo Regional, que tem sua sede em Ponta Grossa.

Agenda -  Este ano, de maio a julho, o Movimento Nós Podemos Paraná  vai realizar 17 encontros para buscar mais parceiros e mobilizar a sociedade, além fortalecer as atividades dos Núcleos Regionais formados em 2006 e apresentar os indicadores do Milênio. Em 2006, no mesmo período, o movimento iniciou os encontros regionais, mobilizando cerca de 4.000 pessoas num processo de reflexão, que deu origem aos Núcleos Regionais, com uma coordenação regional, onde mantém reuniões periódicas.

Este ano, o trabalho está se expandindo para Foz de Iguaçu e Londrina, onde serão formados novos núcleos regionais. Cada Núcleo reúne um grupo de municípios e realiza periodicamente reuniões para discutir ações, projetos e parcerias, além de trocar experiências entre projetos bem sucedidos nos municípios e que podem ser implantados por outros.

O que é - O movimento Nós Podemos Paraná é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, apoiada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi e é representado por um conjunto de empresas, governos e organizações sociais que aceitaram o desafio de trabalhar para que o Paraná atinja as metas dos 8 Objetivos  de Desenvolvimento do Milênio em 2010, cinco anos antes do estabelecido pela ONU, que é 2015.

O Sistema Fiep, através do Sesi, aceitou o desafio de estruturar e articular o movimento e ao mesmo tempo conscientizar e mobilizar os empresários, a sociedade civil e os governos. Para isso conta com a parceria do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), através do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), responsável por monitorar as ações que envolvem o cumprimento dos objetivos.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692