27/06/2007

Objetivos do Milênio

Marechal Cândido Rondon quer Núcleo Regional do Nós Podemos Paraná

Mais de 150 pessoas dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Maripá, Mercês e Ouro Verde do Oeste participaram, em Marechal Cândido Rondon, do 2º Círculo de Diálogo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná - 8 Jeitos de Mudar o Mundo. O evento, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através do Sesi, em parceria com a administração municipal, através das secretarias de Ação Social e Indústria, Comércio e Turismo, Acimacar e Ong Amparo, objetivou fortalecer e ampliar as parcerias para trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Entre as lideranças presentes estavam a secretária municipal de Ação Social e primeira-dama, de Marechal Cândido Rondon, Eliete Wasem, que defendeu a implantação de um Núcleo Regional do movimento Nós Podemos Paraná também no município. "Nosso objetivo é agregar os municípios mais próximos e montar um Núcleo Regional em Marechal Cândido Rondon. Esta é uma forma de fortalecer o movimento e ampliar as ações em torno do alcance das metas propostas para os 8 Objetivos do Milênio", afirmou.

A coordenadora regional da Fiep e secretaria municipal de Indústria Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Úrsula Kayser, explicou que o sonho de transformação para mudar o Paraná, o Brasil e o mundo, surgiu a partir do desafio assumido em 2000, por líderes de 189 países, durante a Cúpula do Milênio, em Nova Iorque. Na oportunidade, foram definidos os oito Objetivos do Milênio, que são: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Úrsula disse ainda que, através da coordenação do Sistema Fiep já foram realizados 11 encontros em todo o Paraná e mais outros seis serão realizados até final de julho. ?É a partir desse entendimento de colaboração que os projetos na região para o alcance dos Objetivos do Milênio serão ampliados e fortalecidos. A iniciativa privada está consciente de sua responsabilidade social e que negócio, hoje, envolve também compromisso com o social e com o meio ambiente?.

Segundo a primeira dama, Eliete Wasem, esta parceria com todos os setores da sociedade vem contribuir com o desenvolvimento e a criação de projetos sociais, que ajudam a melhorar nossa realidade local e regional. Citou  como exemplo  o projeto De Bem com a Vida na Melhor Idade, desenvolvido pela Secretaria de Ação Social, que proporciona várias atividades com os idosos. "O projeto foi apresentado recentemente em Toledo e recebeu vários elogios".

Segundo a coordenação do Núcleo Regional, que fica em Toledo, já foram realizadas, desde junho 2006, 11 reuniões.  Entre os projetos desenvolvidos na região foram apresentados: Valor à Vida, de Ouro Verde do Oeste, Semeando Saúde, de Pato Bragado, Integração do Menor Aprendiz e De Bem com a Vida na Melhor Idade, de Marechal Rondon, AMA - Atividades Motoras Adaptadas e Campanha Amigas de Peito - Banco de Leite Humano Dr. Jorge Niside, de Toledo e Organismo Sustentável Local - Agricema/Apomop - de Iracema do Oeste.

De acordo com a coordenação regional, a troca de experiências e vivências, realizadas durante as reuniões, são essenciais para desenvolver projetos que visem o bem comum da população, num programa de responsabilidade social e de cidadania. "Através de novas parcerias, potencializando ações já existentes, implementando novos projetos, fortalecendo os círculos locais de trabalho, vamos fazer da nossa região e do Paraná, uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento", destacou Anísio Vasem, integrante da coordenação regional e um dos incentivadores do movimento em Marechal Cândido Rondon.

Durante os trabalhos em grupos, muitas propostas foram levantadas pelos participantes, como dar maior divulgação aos projetos locais e regionais; ampliar as áreas de implantação de projetos, focando a família, o adolescente e a escola; integrar ao movimento a Universidade e seus alunos;  manter contatos com outros núcleos regionais para conhecer os projetos que dão certo e trazê-los para a região;  formar uma rede para garantir a  união dos municípios da região, trocando idéias e  experiências e ampliação das parcerias com participação da iniciativa privada, poder público e sociedade civil.

O monitoramento dos Indicadores da Região Oeste e de seus municípios, realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), parceiro do Sesi e do movimento, foram divulgados durante o encontro. Este monitoramento vai servir de apoio aos grupos de trabalhos, já que suas informações permitirão identificar as áreas mais oportunas para projetos e ações a serem desenvolvidos.

Todos os projetos, propostas e indicadores da região poderão ser acessados no site www.nospodemosparana.org.br.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692