20/06/2007

Objetivos do Milênio

Movimento Nós Podemos Paraná sai fortalecido do encontro em Araucária

Lideranças reforçaram o desejo de trocar experiências de projetos bem sucedidos, dar maior divulgação aos projetos locais e também conhecer as ações de sucessos de outros Núcleos Regionais

O Núcleo Regional de Araucária do Movimento Nós Podemos Paraná saiu fortalecido do encontro realizado no município. Cerca de 100 pessoas de Araucária, Contenda, Campo Largo e Balsa Nova se reuniram para somar esforços na conquista das metas dos oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio. As lideranças reforçaram o desejo de trocar experiências de projetos bem sucedidos, dar maior divulgação aos projetos locais e também conhecer as ações de sucessos de outros Núcleos Regionais.

O município de Contenda, por exemplo, conheceu a "Indústria do Conhecimento", projeto do Sesi, e já viabilizou sua implantação na cidade, o que irá beneficiar também os municípios vizinhos. Foi também através das reuniões mensais, que Araucária conheceu o projeto itinerante do Sesi, Sabor Brasileiro.

A coordenadora do Núcleo Regional de Araucária, Beatriz Kemper Fernandes, disse que está sendo articulada a implantação nos quatro municípios do projeto da Fundação Arayara "Escola dos Sonhos". Será um projeto focado, principalmente, em palestras para melhorar a convivência familiar. Outro projeto em negociação é o da Fundação Achievement, que trabalha com o aluno na sala de aula, sobre as vantagens de se permanecer na escola.

"Nosso Núcleo foi conhecer os projetos realizados pelas duas fundações e identificamos estes projetos como muito importantes para os municípios, principalmente, pela alta evasão escolar que registram", relata.

Foi também com o objetivo de conhecer projetos de sucesso em outras localidades que as lideranças dos quatro municípios, sob a coordenação do Núcleo Regional, foram a Ponta Grossa conhecer o projeto Menarca, voltado para adolescentes. Agora, as lideranças locais estão em busca de parceiros para sua implantação.

O secretário municipal de Planejamento de Araucária, João Caetano Saliba de Oliveira, acredita que a troca de experiências é muito importante para a democratização das ações e maior participação da sociedade nas ações públicas. liveira falou da intensa preocupação do prefeito em relação ao alcance dos objetivos do Milênio em Araucária e dos projetos que vem desenvolvendo. "Muitos projetos dependem da iniciativa do Poder Municipal, mas muitos podem partir da própria sociedade e a Prefeitura está aberta para apoiar essas iniciativas".

Varias propostas saíram do diálogo em grupo realizado pelos participantes, entre elas: que os Conselhos Municipais trabalhem juntos com o Núcleo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná; maior divulgação dos Objetivos do Milênio na comunidade; fortalecimento dos multiplicadores e projetos que já existam no município; maior divulgação às reuniões mensais do Núcleo; formação de redes locais e intermunicipais; promover concurso de redação nas escolas sobre os oito jeitos de mudar o mundo e maior envolvimento das empresas, do poder público e a comunidade para o fortalecimento de ações locais e conjuntas.

Os Indicadores da Região Metropolitana de Curitiba e de seus municípios, realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), parceiro do movimento Nós Podemos Paraná foram divulgados durante o encontro. O levantamento servirá de apoio aos grupos de trabalhos, já que suas informações permitirão identificar as áreas mais oportunas para projetos e ações a serem desenvolvidos.

O Nós Podemos Paraná - 8 jeitos de mudar o mundo é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, apoiada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e é representado por um conjunto de empresas, governos e organizações sociais que aceitaram o desafio de trabalhar para que o Paraná atinja as metas dos 8 Objetivos  de Desenvolvimento do Milênio em 2010, cinco anos antes do estabelecido pela ONU, que é 2015. O Sistema Fiep, através do Sesi, aceitou o desafio de estruturar e articular o movimento em todo Estado, conscientizando e mobilizando os três setores da Sociedade.

O núcleo de Araucária realizou, desde sua criação em maio de 2006, 11 reuniões. A próxima reunião do Núcleo Regional de Araucária já está marcada. Será no dia 05 de julho, em Contenda, na Prefeitura Municipal, às 13 horas.

Projetos - Existem diversos projetos locais voltados para os objetivos do Milênio na região: Restaurante Prato Popular, Horta Comunitária, Jovem Produtor, Aluno Reforça Aluno, Nossas Meninas, Mulheres Aprendem com Mulheres, Papo de Pano, Lã e Turismo e Clube de Ciência. Estes e muitos outros projetos em desenvolvimento nestes quatro municípios podem ser conhecidos em detalhes no site www.nospodemosparana.org.br.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por zito - Domingo, 30 de Outubro de 2011 - 21:01:41 - Comentar

coisa boa.

Site Seu blog ou p�gina pessoal