15/06/2007

Nós Podemos Paraná

Encontro em Paranavaí define atuação conjunta para o alcance dos Objetivos do Milênio

Encontro em Paranavaí define atuação conjunta

para o alcance dos Objetivos do Milênio

Movimento Nós Podemos Paraná atuará em parceria com o Fórum de Desenvolvimento de Paranavaí

Cerca de 80 lideranças da região noroeste reuniram-se nesta quinta-feira (14) em Paranavaí para discutir o fortalecimento e a ampliação de ações voltadas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na região.

O II Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o Fórum de Desenvolvimento de Paranavaí, levantou algumas prioridades para a região, dentre elas, a necessidade de capacitação para formação de lideranças, com visão participativa e democrática; o estabelecimento de parcerias de ação com as escolas, associação de moradores, envolvendo o maior número de cidadãos, poder público e empresarial; a conscientização da sociedade das ações do Fórum de Desenvolvimento e o direcionamento das Câmaras Técnicas para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a busca das reais necessidades dos bairros.

Para o coordenador regional do Sistema Fiep e também um dos idealizadores do Fórum de Desenvolvimento de Paranavaí, José Carlos Beckheuser, o movimento Nós Podemos Paraná - oito Jeitos de Mudar o Mundo se integra perfeitamente aos propósitos do Fórum que é uma das maiores manifestações comunitárias em prol do desenvolvimento.

"Qualquer pessoa que deseje melhorias nas condições econômicas, sociais e de qualidade de vida pode participar do Fórum e do Movimento Nós Podemos. A participação é voluntária, e o espaço de debates é democrático, visando desenvolver a consciência cidadã", disse.

A presidente do Fórum de Desenvolvimento, Leoni Dal-Prá, espera envolver cada vez mais a sociedade na melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável local e regional. "O trabalho de parceria com outros municípios e com o Nós Podemos Paraná representa um fortalecimento das ações, em prol de um mesmo objetivo".

Entre os projetos realizados foram apresentados o Pedagogia Empreendedora, desenvolvido pela Câmara Técnica de Educação e que foi implantado em todas as escolas municipais, envolvendo, inicialmente, 60 professores. A partir daí 17 multiplicadores repassaram a metodologia a mais de 300 professores da rede de ensino do município. Estes professores já trabalham o conceito do empreendedorismo com mais de dois mil alunos, ensinando e incentivando as crianças a formular projetos e realizar seus sonhos.

Outro projeto apresentado pela coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Maria Esmênia Locchete Varela, foi Cultura e Comunidade. Um dos objetivos é formar grupos de líderes comunitários comprometidos com uma visão crítica do mundo. O projeto começou em 2006 com três grupos de estudo que analisam livro pré-estipulado e debatem idéias que desenvolvem o empreendedorismo cívico.

O Orbis - Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade, parceiro do Sesi e do Movimento Nós Podemos Paraná, apresentou dados relativos aos indicadores do milênio da região e de cada município além de uma breve análise da atual situação frente aos objetivos estabelecidos.

Em relação ao objetivo 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome - o monitoramento revela que em 2000, a mesorregião Noroeste tinha 26% de sua população abaixo da linha de pobreza, apresentando uma redução expressiva, considerando que em 1991 este percentual era de 45%. Mesmo apresentando uma redução de 42% no período são aproximadamente 167 mil pessoas nessa condição.

O objetivo 4 - reduzir a mortalidade Infantil - mostra que a  taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos, na região, no período de 1990 a 2004, reduziu  de 36 para 19 óbitos a cada mil nascidos vivos. Restam 12% para o atendimento da meta (12 por mil).

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692