14/06/2007

Nós Podemos Paraná

Cruzeiro do Oeste reúne 170 lideranças para ampliar ações em torno dos Objetivos do Milênio

Durante um ano de existência, o Núcleo Regional de Umuarama realizou sete reuniões e promoveu a troca de experiências entre os municípios

Cerca de 170 pessoas se reuniram nesta quarta-feira (13), em Cruzeiro do Oeste, no II Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná. O objetivo do encontro foi pensar alternativas para melhorar a qualidade de vida do município e da região, trabalhando os 8 Objetivos do Milênio, além de refletir sobre as necessidades e prioridades, formar alianças e novas parcerias para fortalecer o movimento na região.

O vice-coordenador regional do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) de Umuarama, Edson Lima Lara, afirmou que somos desafiados todos os dias para transformar o mundo e nem sempre nos organizamos para superá-los. "Esta é a grande oportunidade, porque acredito nesta integração da sociedade civil organizada, refletindo sobre o desenvolvimento da nossa região e os 8 jeitos de mudar o mundo", disse.

Ele destacou que o papel do cidadão não é reclamar, mas refletir e dizer como fazer e mudar. O Círculo de Diálogo, promovido pela Fiep, é o local apropriado para a reflexão, participação e o diálogo sobre problemas locais e regionais.

O prefeito de Cruzeiro do Oeste, José Carlos Becker de Oliveira e Silva, afirmou que é muito gratificante ver que pessoas aceitarem o desafio colocado pelo Sistema Fiep de se alcançar as metas propostas para os 8 objetivos até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.

O gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Satre Marino de Britto, falou sobre as atividades do Núcleo Regional durante o ano.  De maio de 2006 a maio deste ano foram realizadas sete reuniões com participação dos municípios de Cruzeiro do Oeste, Altônia, Iporã, Cafezal do Sul, Brasilândia do Sul, Ivaté, Cianorte, São Tomé, Japurá, Tapira, Umuarama, Nova Olímpia, Mariluz, Maria Helena e Perobal.

A troca de experiências foi produtiva porque permitiu o aproveitamento de um mesmo projeto por mais de um município. Dentre eles destacam-se: cozinha comunitária (Ivaté), projeto 3D - Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Digital e Desenvolvimento Administrativo e Lixo não Perdido, Lucro Garantido (Cianorte), Compra Direta (Cruzeiro do Oeste), Lugar de Criança é na Escola (São Tomé) Economia Solidária via Cooperativa (Umuarama).

Segundo o prefeito de Umuarama e presidente do Consad Entre Rios (Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local), Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, as ações e projetos desenvolvidos pelo Consad estão de acordo com os objetivos do milênio, porque ambos buscam a erradicação da fome e da miséria e o desenvolvimento com melhoria da qualidade de vida.

O Consad Entre Rios é composto por 122 instituições que estão situadas nos 32 municípios da Amerios - Associação dos Municípios de Entre Rios. São Prefeituras Municipais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associação de Produtores, Associações de Moradores de Bairro e Igrejas Católica e Evangélica.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692