06/06/2007

Objetivos do Milênio

Movimento Nós Podemos Paraná promove encontro em Cruzeiro do Oeste

Objetivo é discutir os resultados alcançados e traçar novas estratégias para cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2010

Cruzeiro do Oeste vai sediar na próxima quarta-feira (13), o II Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná ? 8 jeitos de mudar o mundo. O evento vai reunir instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e lideranças da sociedade civil, do Núcleo Regional de Umuarama. Podem participar também cidadãos que queiram trabalhar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e suas metas.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.nospodemosparana.org.br ou pelo telefone 0800 646 0008. O encontro será na Casa da Amizade do Rotary Club, rua Saio José dos Pinhais s/n.

Os trabalhos serão desenvolvidos com a metodologia da Investigação Apreciativa, onde os próprios participantes fazem uma análise e reflexão e os três setores (empresarial, público e sociedade civil) são convidados a assumir um planejamento estratégico conjunto, visando iniciativas prioritárias locais e regionais voltadas para o alcance dos objetivos do milênio.

Segundo a coordenadora do movimento, Maria Aparecida Zago, "só mudamos a realidade global a partir do conhecimento da realidade local. Ninguém melhor do que a comunidade, as prefeituras e as lideranças locais para conhecer as fortalezas e os problemas a serem resolvidos".

Ela destaca que a implementação de um empreendimento dessa natureza depende da iniciativa das lideranças e da articulação da sociedade, mas que  a disposição dos empresários e a vontade política são fatores decisivos para a obtenção de resultados efetivos.

O evento vai avaliar como estão as metas propostas pela ONU para os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser alcançados até 2015 e que o Paraná antecipou para 2010.

Existem 18 metas a serem cumpridas para os oito objetivos que são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

O monitoramento dos indicadores da região Noroeste e de seus municípios será divulgado durante o encontro. Serão apresentados também os projetos e ações da região, desenvolvidos para o alcance das metas. Serão discutidas, ainda, as propostas da região para fortalecer o movimento e o Núcleo Regional, que tem sua sede em Umuarama.

Agenda - Em 2006, entre os meses de maio e julho, o movimento Nós Podemos Paraná realizou encontros em  17 regiões do Estado, mobilizando cerca de 4.000 pessoas num processo de reflexão, que deu origem aos Núcleos Regionais, com uma coordenação regional, onde mantém reuniões periódicas. Este ano o trabalho está expandindo-se também a Foz de Iguaçu, Maringá, Londrina e Curitiba, onde serão formados novos núcleos regionais.

De maio a julho, o movimento realiza 21 encontros para buscar mais parceiros e mobilizar a sociedade, além fortalecer as atividades dos Núcleos Regionais formados em 2006 e apresentar os indicadores do Milênio.

Os próximos serão em Paranavaí (14/06), Araucária (19/06), Piraquara (20/06), Toledo (26/06), Maringá (28/06), Ponta Grosa (03/07) Londrina (05/07) São José dos Pinhais (09/07), Guarapuava (11/07), Rio Branco do Sul (17/07) e Campo Mourão (19/07). Já foram realizados encontros em Campo do Tenente, Capanema, Paranaguá, Santo Antônio da Platina, Apucarana, Irati e Foz do Iguaçu.

O que é - O movimento Nós Podemos Paraná é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, apoiada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e é representado por um conjunto de empresas, governos e organizações sociais que aceitaram o desafio de trabalhar para que o Paraná atinja as metas dos 8 Objetivos  de Desenvolvimento do Milênio em 2010, cinco anos antes do estabelecido pela ONU, que é 2015.

O Sistema Fiep, através do Sesi, aceitou o desafio de estruturar e articular o movimento e ao mesmo tempo conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos. Para isso conta com a parceria do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), através do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), responsável por monitorar as ações que envolvem o cumprimento dos objetivos e alertar a sociedade civil e os governos locais das prioridades existentes na região.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692