ODM 5 - 31/08/2015

Municípios da AMCG conquistam avanços nos indicadores de mortalidade materna

Meta de reduzir em ¾ a mortalidade materna, definida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foi cumprida em 16 municípios da região

A meta de reduzir em ¾ a mortalidade materna (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – ODM 5) foi alcançada em 16 dos 19 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Somente os municípios de Piraí do Sul, Ponta Grossa e Telêmaco Borba não alcançaram a meta. O trabalho de articulação e mobilização em prol dos ODM no estado é realizado pelo Sesi no Paraná com o apoio de diversas instituições.

O Paraná alcançou 41,1% da meta de reduzir em ¾ a mortalidade materna. Segundo dados do Portal ODM (www.portalodm.com.br), a  taxa de mortalidade materna máxima recomendada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) é de 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos. A meta estabelecida para o Brasil é de 35 casos. No Paraná, em 2013, este valor estava em 39,8 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos.

Boas Práticas

Uma iniciativa que contribui para o alcance do ODM 5 é realizada pelo Colégio Sepam, de Ponta Grossa, o projeto Menarca. Alunas de 14 a 16 anos são treinadas por uma ginecologista e uma psicóloga a dar palestras para outras adolescentes sobre gravidez na adolescência, valorização do corpo feminino,  Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DST) e outros temas.

“Com o ambiente feito só de meninas e adolescentes, sem a interferência de nenhum adulto, a palestra acontece de uma forma tão natural que acaba se tornando uma conversa, entre amigas, mas que uma ajuda à outra”, destacou a professora coordenadora do projeto, Larissa Pasturczak.

As palestras acontecem também em outras escolas, oportunizando o acesso à informação a um número maior de adolescentes.

ODM e ODS

Os ODM foram definidos em 2000 durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome a miséria até 2015. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A partir de 2016, os ODM serão substituídos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram definidos a partir de consultas públicas realizadas em 50 países, entre eles o Brasil, e pelo portal My World com o objetivo de reunir as prioridades globais para o desenvolvimento. São 17 objetivos e 169 metas, que serão submetidas à próxima reunião de Cúpula da ONU, de 25 a 27 de setembro. Os ODS estão sintonizados com seis elementos:

- Planeta: proteger os ecossistemas para a sociedade e nossos filhos;

- Pessoas: assegurar vidas saudáveis, conhecimento e inclusão de mulheres e crianças;

- Dignidade: acabar com a pobreza e lutar contra a desigualdade;

- Prosperidade: construir uma economia forte, inclusiva e transformadora;

- Justiça: promover sociedades seguras, pacíficas e instituições fortes;

- Parcerias: promover a solidariedade global para o desenvolvimento sustentável.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692