05/06/2007

Objetivos do Milênio

Foz do Iguaçu ganha Núcleo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná

Com este, são 18 Núcleos Regionais implantados no Estado para fortalecer e ampliar parcerias na conquista das metas dos Objetivos do Milênio, até 2010

Foi implantado em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (05), o 18º. Núcleo Regional do Movimento Nós Podemos Paraná - Oito Jeitos de Mudar o Mundo. O vice-presidente do Sindicato de Reparação de Veículos e Assessórios de Foz do Iguaçu (Sindirepa), José Salvador Malvestio Júnior, abriu o encontro elogiando o movimento pela sua capacidade de desenvolver trabalhos coletivos, unindo os três setores da sociedade: iniciativa privada, poder público e a sociedade civil. "Essa parceria é importante porque desperta uma administração consciente, a partir de necessidades reais".

"Esta reflexão conjunta da sociedade sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é o caminho do desenvolvimento sustentável, porque aborda questões sobre meio-ambiente, sociais, econômicas e educação", disse, ressaltando que ao incentivar o trabalho do voluntariado, o movimento engaja toda sociedade nesse desafio que o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) colocou para o Estado: atingir as metas dos Objetivos do Milênio até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU, que é 2015.

A secretária municipal de Ação Social de Foz do Iguaçu, Rosilene Link, reafirmou o apoio do prefeito municipal, Paulo Mac Donald Ghisi, ao movimento e sua disposição de desenvolver parcerias para promover o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida. "Os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio só serão alcançados se cada um de nós, dentro da sua função, fizer sua parte. A solidariedade pode ser dada por todos, principalmente nas questões sociais e do meio-ambiente", destacou.

Conduzidos pela metodologia da Investigação Apreciativa, os mais de 120 participantes dividiram-se em grupos para discutir as questões prioritárias que precisam ser trabalhadas na região e município dentro de cada uma dos objetivos do milênio.

Vários projetos e ações que já são desenvolvidos foram ressaltados pelos participantes, como exemplo de ações bem sucedidas e que devem ser mantidas e ampliadas. A Provopar Foz - Ação Solidária mostrou concretamente o sucesso do projeto escola de Gastronomia, que desenvolve em parceria com a Itaipu, oferecendo um lanche ao final do encontro, preparado pelos alunos que concluíram recentemente o curso. Receitas diferentes, preparadas com qualidade e apresentação foram servidas, mostrando que estes profissionais serão absorvidos pelo mercado de trabalho com facilidade.
           O Coep - Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, de Foz do Iguaçu, que integra a Rede Nacional de Mobilização Social, e já trabalha para o alcance dos 8 objetivos do Milênio foi outro parceiro do evento em Foz do Iguaçu. O Coep reúne 17 empresas que colaboram e participam dos projetos que desenvolve. Em sua maioria são voltados para as escolas, na construção da cidadania. Um deles é direcionado aos jovens e aborda especificamente os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, como forma de divulgá-los. Trata-se de um concurso com distribuição de prêmios para as melhores músicas e letras sobre o tema. Outros projetos em andamento: Estufa, voltado para produção e distribuição de mudas para os estudantes; Hortas Comunitárias, para merenda escolar;  Dia do Campo  e Campanha do Agasalho.

Municípios - Participaram do evento representantes dos municípios de Foz do Iguaçu, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia e Santa Helena.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692