01/06/2007

Objetivos do Milênio

Irati reúne lideranças da região e mostra bons resultados

O II Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná reuniu, na última quinta-feira (31), em Irati, 11 municípios da região e cerca de 100 participantes que representaram a iniciativa privada o poder público e a sociedade civil. O coordenador regional da Federação das Indústrias Estado do Paraná (Fiep) em Irati, Enezito Ruppel, destacou o avanço do trabalho na região na conquista das metas dos 8 Objetivos do Milênio, propostos pela ONU. "Os projetos e iniciativas que contemplam a saúde já mostram resultados positivos, como é o caso da mortalidade infantil que vem decrescendo".

O Núcleo Regional de Irati vem se reunido sistematicamente e tem conseguido atrair cada vez mais participantes. Segundo o secretário executivo da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná - AMCESPAR, Vanderlei Kawa, foram oito reuniões realizadas desde a criação do Núcleo, em maio de 2006. Todas elas com presenças de líderes dos municípios de Irati, Rebouças, Inácio Martins e Imbituva, tentando formatar idéias, iniciativas e ações concretas em torno dos Objetivos do Milênio.

Durante o evento foi feita uma rápida avaliação de como estão as metas propostas pela ONU para os oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser alcançados até 2015 e que o Paraná antecipou para 2010. Os indicadores da região preparados pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade foram apresentados, mas sua análise com mais aprofundamento, inclusive por município, será feita numa próxima oficina, com data ainda a ser definida.

Ruppel destacou alguns projetos em desenvolvimento na região: em Irati, existe o Clube de Mães e Artesanato da Capela São Francisco, Gestante Saudável, Campanhas de Combate à Tuberculose e de Controle da AIDs, Guarda Mirim, Arte das Letras, Taboa do Tear, Escolinha de Futebol e Criança Feliz.  Em Inácio Martins, estão em andamento os projetos Imasa, Colégio Estadual Parigot e Zé Capivara (para garantir sustentabilidade Ambiental). Em Imbituva, os projetos Creche dos Alemães e Karatê.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692