PARCERIA - 05/08/2015

Parcerias Globais para o Desenvolvimento

Conheça os projetos realizados em parceria com as Agências da ONU

Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

A Rede Brasileira do Pacto Global representa no País o Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact). Atuando em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é hoje uma das maiores redes locais da iniciativa no mundo, com mais de 650 signatários.

O Sistema Fiep é signatário do Pacto Global desde 2003  sendo representado pelo Sesi nas reuniões do Comitê Brasileiro do Pacto Global. O Sesi PR atualmente participa dos seguintes grupos temáticos: Comissão de Governança e GT de Educação bem como realiza trabalhos junto às indústrias sensibilizando e mobilizando novas adesões ao Pacto Global.

Saiba mais:

http://www.pactoglobal.org.br

https://www.unglobalcompact.org

UNITAR

O Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) fornece capacitação para aprimorar o processo global de tomada de decisão e apoiar ações nacionais para construir um futuro melhor.

A Rede CIFAL faz parte do programa de Cooperação Descentralizada do UNITAR e conta atualmente com 14 centros espalhados por 5 continentes. Tem como objetivo servir como uma plataforma de treinamento de excelência para a capacitação de autoridades de governo e líderes da sociedade civil em desenvolvimento sustentável, assim como para mandatos e metas globais das Nações Unidas.

O CIFAL Curitiba é fruto da parceria entre o UNITAR, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep e o Sesi PR desde 2009. O Centro integra a estratégia da indústria paranaense para a promoção do desenvolvimento local sustentável tendo como eixos temáticos: Anticorrupção, Economia Criativa, Segurança Viária, Educação STEM e Sustentabilidade Ambiental. 

Saiba mais:

https://www.unitar.org/

http://www.cifalcuritiba.org.br

PRME

Princípios para Educação Executiva Responsável – O PRME é uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Uma organização que adere ao PRME manifesta a sua convicção de que as instituições acadêmicas, por meio da integração de valores universais no currículo e pesquisa, podem contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem sucedidas. 
Os seis princípios do PRME são inspirados por valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.

O PRME Chapter Brazil, participante do Chapter Latino-Americano e Caribenho, é um grupo voluntário composto por instituições de ensino, universidades corporativas e organizações de suporte localizadas no Brasil, que compartilham da visão sobre formar lideranças responsáveis, preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade.

Desde 2012, o Sesi PR é signatário do  PRME e faz parte da estrutura organizacional do PRME CHAPTER BRAZIL compondo o Board e participando da Comissão de Implementação. 

Saiba mais:

http://www.prmebrazil.com.br/

www.unprme.org

PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD executa diversos projetos em diferentes áreas. Neles, o PNUD oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e gerencial, por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, o combate à pobreza e o crescimento do país nas áreas prioritárias, o PNUD Brasil tem a constante missão de buscar alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado. Os projetos são realizados em parceria com o Governo Brasileiro, instituições financeiras internacionais, setor privado e sociedade civil.

A parceria do PNUD com o Sesi PR teve início em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná as ações em conjunto foram intensificadas, com a realização de Círculos de Diálogo que incentivam a transformação social por meio de ações voluntárias. A parceria institucional teve continuidade com a criação do Portal ODM (2009) e com a assinatura do termo de cooperação entre PNUD e Sistema Fiep (2010) para o incentivo de ações em prol dos ODM, Pacto Global e BcTA. Tornou-se uma parceria financeira em 2014, com o acordo de subvenção aos núcleos regionais do Movimento Nós Podemos Paraná e com o projeto PNUD ODM Brasil 2015, que prevê a disseminação, a todo o país, da metodologia desenvolvida pelo Sesi, “Transformação e Mobilização Social”, certificada como tecnologia social pelo Banco do Brasil e que promove discussões sobre os ODM. 

Saiba mais:

http://www.pnud.org.br/

http://www.portalodm.com.br/

ONU Mulheres

Em julho de 2010, a Assembleia Geral da ONU criou a ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Ao fazê-lo, os Estados-Membros da ONU deram um passo histórico para acelerar a implementação das metas da Organização sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

A ONU Mulheres tem como objetivo apoiar os organismos intergovernamentais como a Comissão sobre o Status da Mulher na formulação de políticas, padrões e normas globais, e ajudar os Estados-membros a implementar estas normas, fornecendo apoio técnico e financeiro adequado para os países que o solicitem, estabelecendo parcerias eficazes com a sociedade civil, além de ajudar o Sistema ONU a ser responsável pelos seus próprios compromissos sobre igualdade de gênero, incluindo o acompanhamento regular do progresso do Sistema.

O Sistema Fiep é signatário do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres, realizado em parceria com a ONU Mulheres  tendo o Sesi PR passado a integrar o Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil no Brasil da ONU Mulheres desde 2012. 

Saiba mais:

http://www.onumulheres.org.br/

Fonte: http://www.sesipr.org.br/parcerias-globais-para-o-desenvolvimento-1-67-289411.shtml

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692