01/06/2007

Nós Podemos Paraná

Mais de 300 pessoas participam de encontro em Apucarana

Objetivo é fortalecer o Movimento Nós Podemos Paraná e antecipar em cinco anos o alcance das metas do milênio propostas pela ONU

Mais de 300 pessoas, de 11 municípios da região Norte, ocuparam o anfiteatro da Faculdade de Ciências Econômicas, em Apucarana, na última quarta-feira (30), para discutir como fortalecer e ampliar o alcance do Movimento Nós Podemos Paraná. O movimento é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, apoiada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e é representado por um conjunto de empresas, governos e organizações sociais que aceitaram o desafio de trabalhar para que o Paraná atinja as metas dos 8 Objetivos do Milênio em 2010, cinco anos antes do prazo estabelecido pela ONU, que é 2015.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias, Rodrigo da Rocha Loures, abriu os trabalhos ressaltando a importância da ação conjunta dos três setores - iniciativa privada, poder público e sociedade civil - para o sucesso das ações e o cumprimento das metas no prazo estabelecido. Disse que o movimento tem sido modelo para outros estados brasileiros, que têm procurado o Sistema para copiar a metodologia de organização.

Rocha Loures salientou que a capacidade de mobilização do Movimento Nós Podemos Paraná tem despertado o interesse também da ONU e de outros países. Somente, este ano, o presidente do Sistema Fiep recebeu três convites para falar sobre o tema: em Cleveland, nos EUA; em Lyon, na França, e em Genebra, na Suíça, onde acontecerá em julho a reunião do Pacto Global, para monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no planeta, envolvendo mais de  1.000  empresários.

"O exemplo do Paraná é resultado do esforço de todos, da parceria entre os três setores, dos estudos e escolhas conjuntas", afirmou Rocha Loures, acrescentando que é deste comprometimento com as causas ambientais e sociais que acontece o desenvolvimento sustentado.

O prefeito de Apucarana, Valter Pergorer, e secretários municipais participaram de todos os trabalhos, que se iniciaram às 13h30 e encerraram às 17h30. Pegorer destacou a importância de ampliar o movimento. "Temos de mobilizar as escolas, as comunidades, as zonas urbanas e rurais, o empresariado, as lideranças e os veículos de comunicação. Individualmente é impossível, só no coletivo as coisas acontecem", afirmou.

Também estiveram presentes os prefeitos de Rio Bom, Moisés de Andrade, e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivai, e de Marilândia do Sul, Jaime Rossi. Ambos destacaram que o movimento é o caminho para a conquista das metas do milênio e do desenvolvimento sustentável da região. Participaram, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Mauro Bertoli; os coordenadores do Sistema Fiep em Apucarana e Arapongas, José Carlos Bittencourt e Francisco Marcos Pennacchi, respectivamente, e lideranças dos municípios.

A Prefeitura de Apucarana apresentou os projetos criados para atender os objetivos do milênio, como o programa Escola da Gestante, para melhorar a saúde da gestante, objetivo cinco. O programa atende cerca de 800 gestantes por mês em pré-natal, pós-parto, médico, dentista, orientações e transporte. E o Hortão Comunitário, que abastece a merenda escolar e a alimentação das gestantes.

O Núcleo Regional dos ODM de Apucarana, um dos 17 em funcionamento no Estado, fez um relato das reuniões realizadas, desde sua criação em maio do ano passado.
         Foi destacado o comprometimento total de nove municípios, que compareceram a todas as reuniões: Rosário do Ivai, Mauá da Serra, Sertanópolis, Sabaudia, Arapongas, Apucarana, São José do Ivai, Marilândia do Sul e Rio Bom.

O coordenador Regional da Fiep em Arapongas, Francisco Marcos Pennacchi, destacou dois projetos de iniciativa do Rotary Club do município: o Banco de Leite Materno, em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Centro Integrado da Saúde da Mulher e o Projeto de Recuperação de Mata Ciliar - Córrego Arlindo, em parceria com a prefeitura, HSBC, Emater, Sanepar e Colégio Estadual Emílio de Menezes.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692