Amamentação e trabalho - 28/07/2015

Núcleo ODM Londrina mobiliza ações na Semana Mundial de Aleitamento Materno

As atividades terão a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina

No próximo dia 4 de agosto, o Núcleo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Londrina, articulado pelo Sesi no Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (CALMA), promoverá o lançamento da  campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que em 2015 tem como tema “Amamentação e Trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos”. Ação contribui para o alcance do ODM 4 (Reduzir a mortalidade infantil)  e ODM 5 (Melhorar a saúde das gestantes).

A ação será realizada no Auditório da FIEP, a partir das 9h, e é voltado para empresas, gestores de recursos humanos, técnicos da área da saúde e responsabilidade social que atuam em projetos voltados para estes temas e que são ligados às instituições que pertencem ao Comitê de Aleitamento Materno de Londrina.

O evento contará com a apresentação de práticas de incentivo ao aleitamento materno nas empresas, com a participação do Grupo O Boticário e do Banco do Brasil. (Inscrições para o vento aqui)

Sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Em 1991, foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). Essa organização criou, em 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a qual define a cada ano o tema a ser trabalhado. Em 2015, o tema é sobre as mulheres que trabalham e amamentam. A Semana  acontece em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

ODM

Os ODM foram definidos em 2000, durante a Reunião de Cúpula da ONU, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema pobreza até 2015. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A proposta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será aprovada em setembro, deste ano, na reunião de Cúpula da ONU, em Nova Iorque.  Os ODS irão abranger as áreas de sustentabilidade econômica, ambiental, justiça e paz, parcerias globais, além da geração de renda, educação, saúde e gênero.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692