Indicadores - 26/06/2015

Municípios da Amocentro conquistam avanços em prol dos ODM 1

Meta é reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza e que sofre de fome

Os 14 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) conquistaram avanços em prol do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 1 – Acabar com a fome e a miséria.  O ODM 1 possui duas metas: reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza e reduzir pela metade a população que  sofre de fome. Ações em prol dos ODM são articuladas e em todo o estado pelo Sesi no Paraná, por meio do Movimento Nós Podemos Paraná.

O município de Campina do Simão alcançou 69,09% da meta de reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza.  Boa Ventura do São Roque, Mato Rico e Santa Maria do Oeste alcançaram mais de 75% da meta e os demais municípios  (Altamira do Paraná,  Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Roncador  e Turvo), alcançaram mais de 100% da meta.

Já a meta de reduzir pela metade a população que sofre de fome foi alcançada por 13 municípios, sendo que o município de Laranjal alcançou 77,57% da meta. Mais informações estão disponíveis no Portal ODM (www.portalodm.com.br).

Os indicadores para calcular as metas do ODM 1 são o percentual de pessoas com renda familiar per capita inferior a R$ 140,00, considerada a linha da pobreza, e percentual de crianças desnutridas menores de dois anos de idade.

Boas Práticas

O Centro de Nutrição Renascer, de Guarapuava, desde 2011 realiza o Programa de Atendimento Integral a Criança em Situação de Insegurança Alimentar e Nutricional, que atende 130 crianças de zero a seis anos, em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece atendimentos especializados por meio de uma equipe composta por assistente social, pediatra, psicóloga, psicopedagogas e nutricionistas. Além deste trabalho, são realizadas oficinas com os pais para estimular a geração de renda.

As crianças são encaminhadas ao Centro por meio da rede socioassistencial, busca espontânea – quando as famílias procuram a instituição;  busca direta – quando, por exemplo, o Centro recebe a informação de uma criança com baixo peso , além de encaminhamentos das equipes municipais de saúde e escolas.

O período de acompanhamento depende de cada caso. “O acompanhamento  mínimo dura seis meses, mais  há famílias que são acompanhadas por mais de 2 anos, devido a sua vulnerabilidade”, destacou a assistente social da instituição, Micheli de Almeida Vieira.

ODM

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000 durante a Reunião de Cúpula da ONU onde líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até o final deste ano. São oito objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

A partir de 2016, entrarão em vigor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta de 17 objetivos e 169 metas serão pactuados em setembro deste ano, na Reunião de Cúpula da ONU. Serão trabalhados seis grandes temas: planeta, pessoas, dignidade, prosperidade, justiça e parcerias. 

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692