16/05/2007

Nós Podemos Paraná

II Círculo de Diálogo mostra os indicadores do sudoeste

Encontro teve como objetivo debater as ações de continuidade para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Movimento Nós Podemos Paraná - 8 jeitos de mudar o mundo - realizou nesta terça-feira (15), em Capanema, o II Círculo de Diálogo da região Sudoeste. O encontro teve como objetivo debater as ações de continuidade para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O II Círculo de Diálogo reuniu representantes de 42 municípios do sudoeste e foi organizado pelo movimento Nós Podemos Paraná, que busca antecipar em cinco anos o alcance dos Objetivos do Milênio no Paraná, de 2015 para 2010. É uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, com o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sesi e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) /IPD.

Segundo a coordenadora do movimento Nós podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, é importante fortalecer e expandir os núcleos regionais para que eles possam se apoderar do processo e formar uma grande rede em todo Estado, integrando o setor produtivo, a sociedade civil organizada, os governos estaduais e municipais e as instituições de ensino superior do Paraná. "Todos unidos num só propósito: a concretização de ações coletivas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".

Para o coordenador regional da Fiep em Pato Branco, Cláudio Petrycoski, a iniciativa traz uma postura positiva em relação à melhoria da qualidade de vida e deve receber o apoio de todos os setores da sociedade. "Só com essa ação conjunta o Paraná conquistará até 2010 as metas propostas pela ONU em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e será um exemplo para o País e o mundo".

O prefeito de Capanema, Milton Kafer, acredita que a troca de informações e experiências é benéfica para a população. "Neste um ano de projeto, percebemos um maior envolvimento da comunidade e um conhecimento mais apurado em relação aos Objetivos. Entretanto, como o trabalho é voluntário, é necessário mobilizar mais pessoas para trabalharem pela causa".

Indicadores - Durante o encontro, o Orbis apresentou os indicadores de sustentabilidade da região sudoeste. Em 1991, a região Sudoeste tinha 34,9% de sua população abaixo da linha da pobreza, percentual que passou para 29,5% em 2000. Mesmo apresentando uma redução de 44% no período, são aproximadamente 139 mil pessoas nessa condição.

Com relação à educação, em 2000, 92,3% das crianças de 7 a 14 anos estavam cursando o ensino fundamental. A defasagem idade-série, entretanto, ainda é elevada na região: da 1.ª à 4.ª série, um a cada quinze alunos encontra-se em situação de defasagem; da 5.ª à 8.ª série, um a cada seis; no ensino médio, um a cada cinco.

A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos, no período de 1990 a 2004, reduziu 7% (de 20,6 para 19,3 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos). Apesar da redução, ainda restam 60% para o alcance da meta (7 por mil). Outro dado importante é em relação à quantidade de mães adolescentes (com idade inferior a 20 anos). Em 2004, elas representaram 21%.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692