08/05/2007

Objetivos do Milênio

Movimento Nós Podemos Paraná busca novos parceiros e fortalece ações

Encontro em Campo do Tenente reuniu mais de 200 pessoas para discutir ações de alcance aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Movimento Nós Podemos Paraná - 8 jeitos de mudar o mundo - iniciou a 2ª fase dos Círculos de Diálogo na semana passada por Campo do Tenente. O encontro reuniu mais de 200 pessoas do município, da Lapa, Mandirituba, Quitandinha, Tijucas do Sul, Agudos do Sul e Rio Negro para discutir os resultados alcançados e as ações de continuidade para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Segundo a coordenadora do movimento Nós podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, é importante fortalecer e expandir os núcleos regionais para que eles possam se apoderar do processo e formar uma grande rede em todo Estado, integrando o setor produtivo, a sociedade civil organizada, os governos estaduais e municipais e as instituições de ensino superior do Paraná. "Todos unidos num só propósito: a concretização de ações coletivas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".

O coordenador do Núcleo Regional de Piên, Marcelo Olsen, apresentou os projetos e programas em desenvolvimento na região, entre os quais a Horta Comunitária, em Agudos do Sul, o projeto Despertando Estrelas, em Piên, o projeto Mulheres Agricultoras, em Campo do Tenente, e o projeto Brasil Solidário, em Rio Negro.

O prefeito de Campo do Tenente, Reinaldo Afonso Pereira, um entusiasta do movimento, destacou que os círculos de diálogo "são muito importantes para a troca de experiências, para inovar idéias e propostas e para reavaliar as ações que buscam o desenvolvimento da região". Já o prefeito de Piên e presidente da Associação dos Municípios do Suleste do Paraná, Francisco Marques, considerou a troca de experiências e vivências muito importante para mostrar como a sociedade pode se organizar, através do trabalho conjunto dos três setores, num programa de responsabilidade social e cidadania, visando o desenvolvimento sustentável.

O movimento Nós Podemos Paraná é uma proposta do Conselho Paranaense de Cidadania, que vem sendo articulado e conduzido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, através do Sesi e pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), através do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis).

Desde o ano passado, o Nós Podemos Paraná estruturou 16 Núcleos Regionais, onde mantém reuniões periódicas. Este ano, além de realizar o II Círculo de Diálogo nestas regiões, o movimento vai continuar sua expansão, com formação de Núcleos também em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Indicadores regionais

Acabar com a fome e a miséria é um dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a meta é  reduzir pela metade a proporção de pessoas com renda abaixo da linha da pobreza, assim como reduzir pela metade a proporção daqueles que sofrem de fome. Segundo os indicadores do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), em 1991, a mesorregião Metropolitana de Curitiba tinha 18,31% de sua população abaixo da linha de pobreza, percentual que passou para 15,96% em 2002. As mesorregiões Sudoeste e Noroeste foram as que apresentaram os maiores percentuais de redução de pobreza no Estado, respectivamente 44% e 42%.

Com relação à educação, os indicadores apresentados pelo Orbis mostram que, em 2000, a taxa de conclusão da 4ª série para crianças de 11 a 14 anos era de 81,6%. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, a taxa de conclusão do ensino fundamental (8º série) diminui para 59,3%.

A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos no período de 1990 a 2004 reduziu-se de 42 para 17 óbitos a cada nascidos vivos, representando 59%; restam 7% para o atendimento da meta (66%).

Com relação ao saneamento, em 2000, 29% dos moradores da área urbana possuíam alguma inadequação em seu domicílio: acesso à água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, iluminação elétrica, número de moradores por dormitório ou forma de ocupação não segura. O esgoto é o aspecto mais representativo com 15% e a iluminação elétrica a menor, sendo inferior a 1%.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692