Cidadania - 27/01/2015

ONU lança campanha para mobilização de apoio global

Dentre as ações está o aceleramento para o cumprimento dos ODM.

A campanha 2015: Hora da Ação Global (2015: Time for Global Action, em inglês), lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, visa mobilizar apoio global para a ação em uma gama de questões que afetam a vida das pessoas, incluindo o aceleramento para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a definição da nova e ambiciosa agenda que irá promover o desenvolvimento sustentável, o estabelecimento de novos fluxos de financiamento para a sustentabilidade e o alcance de um acordo sobre o clima.

Falando para os Estados-Membros das Nações Unidas, Ban Ki-moon descreveu as suas prioridades para 2015 e apresentou o seu relatório-síntese, O caminho para a Dignidade até 2030: acabando com a pobreza, transformando todas as vidas e protegendo o Planeta. Dentre os temas abordados no relatório há o fornecimento de orientação para os Estados-membros para acelerar o seu caminho em direção ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até o final de 2015. Ao mesmo tempo, a nova agenda de desenvolvimento pós-2015, prevista para ser adotada em setembro, procurará reforçar o compromisso para alcançar todos os ODM bem como para abrir novos caminhos com metas sobre as desigualdades, o crescimento econômico, empregos decentes, energia, mudanças climáticas, consumo e produção sustentáveis, paz e justiça, entre outros.

"Com a nossa economia globalizada e tecnologia sofisticada, podemos decidir acabar com as mazelas seculares da pobreza extrema e da fome. Ou podemos continuar a degradar o nosso planeta e permitir que desigualdades intoleráveis semeiem amargura e desespero. A nossa ambição é alcançar o desenvolvimento sustentável para todos", disse Ban Ki-moon no seu relatório.

Além do acordo sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, os países devem tomar medidas para reforçar o seu apoio para o desenvolvimento sustentável na Conferência Internacional sobre o Financiamento do Desenvolvimento, que será realizada em Adis Abeba, Etiópia, em julho. A Conferência deverá produzir novos mecanismos de financiamento para o desenvolvimento sustentável, em especial nos países menos desenvolvidos.

Em dezembro - durante a Conferência sobre Mudança Climática que será realizada em Paris - os Estados-membros terão a oportunidade de agir sobre os compromissos assumidos na Cúpula do Clima no ano passado, e adotar um novo acordo significativo e universal para reduzir as emissões de carbono. Este acordo será um passo importante para limitar o aumento da temperatura global a menos de dois graus Celsius e ajudar a construir comunidades resistentes ao clima.

Para fortalecer a mobilização em torno desses momentos-chave em 2015, a ONU e os seus parceiros estarão destacando eventos, relatórios e outras atividades relacionadas com o desenvolvimento sustentável por meio da campanha 2015: Hora da Ação Global. Pelas redes sociais já é possível acompanhar as primeiras ações da campanha por meio da hashtag #action2015.

Fonte: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4008

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692