27/04/2007

Responsabilidade social

Iniciativas sociais em empresas do PR são mapeadas

Pesquisa aponta que 64% das indústrias paranaenses realizaram ações sociais em 2006

Mais de 60% das indústrias paranaenses realizaram ações sociais em 2006. A conclusão é da pesquisa "Iniciativas de Ações Sociais das Indústrias do Paraná", realizada pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), por solicitação do Sesi-PR. O levantamento mapeou as ações sociais e projetos de investimento social privado realizados em 2006 pelas indústrias paranaenses com mais de cem funcionários. Participaram 613 empresas, representando 97% do universo cadastrado para a pesquisa.

O levantamento servirá de base para o reposicionamento estratégico do Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) quanto à participação da classe empresarial no processo de desenvolvimento sustentável do Estado. "A pesquisa permite evidenciar o estágio em que essas empresas se encontram em relação ao tema, tais como a proporção de indústrias com iniciativas sociais; os motivos que as levam a realizá-las; os beneficiários e localidades atendidas; o envolvimento com as comunidades e as parcerias constituídas", informa o diretor executivo do Sesi, José Antonio Fares.

A pesquisa mapeou as ações sociais realizadas em 2006, apontando localidade e tipo de projeto executado, o que possibilitará conhecer o envolvimento da indústria paranaense e dar mais visibilidade aos resultados alcançados, assim como orientar a tomada de decisões para novos investimentos.

Entre as informações tabuladas estão a proporção de indústrias que realizam iniciativas sociais no Paraná, suas motivações, área de atuação, o público-alvo atendido e a localidade beneficiada, os recursos investidos, as parcerias constituídas e o envolvimento com as comunidades, os programas de voluntariado, as metodologias de gestão de projetos, a adoção de normas e a elaboração de balanço social.

O atendimento às comunidades próximas e a necessidade de contribuir com o desenvolvimento social são os principais motivos para a realização de ações sociais. Já a falta de recursos financeiros e a falta de incentivos governamentais são as principais razões para a não-realização.

Dentre os setores, o de produtos alimentares e bebidas foi o que mais realizou ações sociais em 2006: 79% das indústrias. Também se destacaram os setores de papel e celulose (71%); o de produtos minerais não-metálicos, o de metalurgia e de máquinas e equipamentos (68% cada).

"A identificação e a sistematização dessas informações contribuem não só para o debate em torno desse grande investidor social, mas oferece rumos para o planejamento e desenvolvimento de ações convergentes e sustentáveis nas comunidades em que se insere", comenta Fares.

De acordo com a coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner, o mapeamento dos projetos de investimento social privado faz parte da linha estratégica do Observatório de potencializar as ações empresariais na promoção do desenvolvimento sustentável. "O levantamento nos permite construir o mapa dos investimentos sociais privados da indústria do estado do Paraná, identificando empresas, projetos e comunidades beneficiadas, possibilitando a compreensão de como essas ações contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida. Desenvolveremos a partir desse estudo um conjunto de indicadores e formaremos um banco de boas práticas empresariais, que facilitará o acesso a informações para o desenvolvimento e incentivará outras empresas a assumirem compromissos sociais".

As informações decorrentes da pesquisa poderão potencializar as ações da responsabilidade social. "A iniciativa se fortalece na medida em que a sociedade, cada vez mais, reconhece no setor empresarial um ator estratégico na construção de novo modelo de desenvolvimento", acredita Luciana.

A Siemens foi uma das empresas que participou da pesquisa. Segundo o coordenador de Política Industrial e Relações Governamentais, Sérgio Gielow, a empresa realiza diversos projetos voluntários, orientados para a integração social e o fortalecimento da comunidade. Um deles é a Tarde de Educação Ambiental, que busca promover a consciência ecológica, através de atividades de lazer, para crianças das escolas da rede pública de ensino. "Além das noções de preservação e respeito ambiental, buscamos transmitir conceitos de higiene, saúde, educação e cidadania", conta.  O projeto já atendeu mais de 10 mil crianças desde junho de 2000.

Gielow acredita que os empresários paranaenses podem aprender muito com este levantamento. "As pesquisas são importantes, pois, além de chamarem a atenção para o tema, nos fornecem subsídios para comparação com os melhores do mercado, permitindo identificar importantes oportunidades de aprimoramento no desenvolvimento sustentável da sociedade. Podemos aprender muito, como também inspirar outras empresas com nossas práticas", conta.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692