26/04/2007

Dia Global do Voluntariado Jovem será comemorado em Curitiba dia 29

Ações vão enfocar os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Dia Global do Voluntariado Jovem será comemorado em todo Brasil entre 27 e 29 de abril. Em Curitiba, a Ação Social do Paraná, através do movimento de Treinamento de Liderança Cristã programou uma série de atividades para as comemorações no dia 29, próximo domingo. Promovido desde 2000, em 120 países, o Dia Global do Voluntariado Jovem tem como objetivo celebrar a cidadania e a solidariedade, oportunizando ao jovem um papel ativo na solução de problemas concretos da comunidade.

Para as comemorações de domingo, dia 29, o Movimento de Treinamento de Liderança Cristã programou uma série de ações no Colégio Rodolpho Zaninelli, à rua Antônia Molina Bella 1000, no CIC, de 9 às 18 horas. As atividades vão estar distribuídas entre oficinas de bijuterias, origami e desenho; palestras, serviços e entretenimento.

As palestras tratarão de temas como prevenção contra as drogas, mulher no mundo do trabalho, prevenção à Aids e outras doenças, Marketing pessoal e apresentação em entrevistas para empregos.  Na área de serviços haverá atendimento jurídico gratuito, elaboração e impressão de currículos com indicação de locais para cadastramento; testes de colesterol, aferição de pressão e IMC, corte de cabelo, manicure, maquiagem, massoterapia, e orientação sobre nutrição e aproveitamento de alimentos. Completam as atividades do dia contação de histórias, jogos pedagógicos, esporte e cinema.

Este ano, o Movimento de Treinamento de Liderança Cristã, através da Capacitação Social, promoverá ações concretas com base nos Objetivos do Milênio, encarando desafios como fome, educação, igualdade entre os sexos, mortalidade infantil, saúde das gestantes, combate a doenças, respeito ao meio ambiente e parcerias para o desenvolvimento. Para cada meta os organizadores elaboraram algumas ações que estão sendo encaminhadas, como sugestão, para as escolas e outras instituições parceiras.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de 8 macro-objetivos, com metas e indicadores precisos, a serem atingidos pelos países até 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade, na busca pela solução de alguns graves problemas da humanidade.

No Paraná foi criado o Movimento Nós Podemos Paraná, numa iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, com o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Sesi, e do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), com o objetivo de sensibilizar e mobilizar lideranças e a sociedade em geral e fazer com que o Paraná cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2010, cinco anos antes do prazo estabelecido pela ONU. Em Curitiba, o Dia Global do Voluntariado Jovem faz parte do movimento Nós podemos Paraná.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692