Mobilização Social - 02/12/2014

Congresso debate os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa do Sesi no Paraná terá continuidade hoje com uma mostra de projetos que reunirá mais de 140 iniciativas de todo o estado.

A abertura do Congresso “A Caminhada dos ODM e a Agenda Pós-2015” aconteceu ontem (2), no Campus da Indústria, em Curitiba. O evento, organizado pelo Sesi no Paraná, reuniu cerca de 600 voluntários de todo o estado para celebrar os 10 anos de trabalho em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a criação de uma agenda de desenvolvimento Pós-2015, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

clique para ampliarclique para ampliarPalestra "As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS. (Foto: Divulgação)

“O nosso desafio está em sair dos ODM para os ODS englobando as questões de sustentabilidade. Precisamos criar uma força empreendedora nesta área”, destacou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Durante a abertura do evento, que contou com a presença de autoridades, aconteceu uma homenagem aos voluntários, os núcleos regionais do Movimento Nós Podemos Paraná e o lançamento do 1º Prêmio Sesi –Indústria com a escola. A iniciativa valoriza as boas práticas para o avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) associado à redução do abandono escolar.

“É a indústria preocupada com a escola e valorizando as boas práticas em prol de uma educação de qualidade”, salientou o superintendente do Sesi e do IEL, José Antonio Fares.

ODM e ODS

A palestra magna do evento foi realizada pela diretora adjunta do Centro Rio +, Layla Saad. O Centro Rio + é uma organização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) responsável pelos debates para a construção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Layla destacou os pontos positivos dos ODM e os desafios dos ODS. “Os ODM geraram uma pressão global para o seu alcance. Eles forneceram uma plataforma para que os cidadãos se organizassem e reivindicassem diretos e avanços de desenvolvimento”, salientou.

Segundo ela, um dos principais avanços dos ODM foi a redução da pobreza. “Em 1990, 43% da população vivia na pobreza extrema. Em 2010, este percentual caiu para 21”, disse Layla.

Para a transição dos ODM para os ODS, Layla destaca que será necessário um esforço global ainda maior. “Precisamos pensar além das questões sociais e ambientais. Precisamos mudar estruturas e políticas econômicas para que a economia possa funcionar e estar a serviço da maior parte a população”, salientou.

Mostra de Projetos

O Congresso terá continuidade hoje (3) com um painel sobre os avanços dos ODM no Paraná e os ODS e, à tarde, com uma mostra de projetos dialogada com a participação de mais de 140 iniciativas de todo o estado.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692