20/04/2007

Cidadania

Nós Podemos Paraná promove troca de experiências em Pinhais

Movimento liderado pelo Sistema Fiep reuniu núcleo da Região Metropolitana para relatar programas de sucesso na área de responsabilidade social

Muitos projetos de Responsabilidade Social e Cidadania foram apresentados  durante  o encontro do movimento Nós podemos Paraná, realizado na quinta-feira (19) em Pinhais. O evento reuniu o Núcleo Regional de Piraraquara que engloba os municípios de Pinhais, Quatro Barras, Piraquara e Campina Grande do Sul e  teve como convidado o município de Apucarana.

O Nós Podemos Paraná é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão consultivo do Sistema Fiep, com apoio do Sesi e do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD). O movimento tem o objetivo de articular ações que permitam ao Estado antecipar em cinco anos o cumprimento das metas do milênio definidas pela ONU.

O Instituto BS Colway mostrou alguns projetos que realiza na cidade de Piraquara, entre eles, a Vila da Criança, onde são atendidas 4.500 crianças; o programa Bom aluno, onde o adolescente fica por 13 anos e sai com  curso universitário e de pós-graduação e preparado para competir no mercado de trabalho e o  programa  Grupo Escoteiro Guardião das Águas, que zela pelos mananciais  e fontes de água da região.

Rodando Limpo foi o primeiro programa da BS Colway na área de responsabilidade social. Implantado em 2001, em cooperação com a Petrobrás, a Prefeitura de Curitiba e a Prefeitura de Piraquara, mobilizou associações de catadores de papel para que passassem a buscar também pneus inservíveis. Esses pneus são vendidos à BS Colway Pneus, picados e transportados para a Unidade Rio Branco da Votorantim Cimentos. Lá são utilizados como fonte de energia ecológica e como matéria-prima nas cimenteiras, substituindo coque de petróleo importado nos fornos de clínquer e o minério de ferro utilizado na fabricação do aço.

Inicialmente, o Rodando Limpo abrangeu  a Região Metropolitana de Curitiba e hoje está presente em todos os 399 municípios paranaenses. Os resultados, explicou o diretor Corporativo do Instituto BS Colway, Ozil Coelho Neto, foram êxitos na diminuição da poluição de rios, matas e áreas populacionais e contribuição decisiva para a redução em 99,7%, em apenas um ano, dos casos autóctones de dengue registrados no Paraná, número tão expressivo que o programa foi acolhido pela ONU e indicado aos seus países membros.

Ozil Coelho Neto sugere que as empresas se envolvam com as questões sociais e ambientais da comunidade onde estão inseridas e pensem como sua contribuição na área de responsabilidade social e cidadania pode melhorar a vida da comunidade.

O prefeito de Apucarana, Valter Pegorer, falou sobre a iniciativa do município na área da educação, adotando, em 2001, o ensino de base em tempo integral. Segundo Pegorer, os resultados foram a queda da evasão escolar, que agora é de 0,4%, e da violência, já que o programa faz com que crianças e adolescentes tenham menos tempo ocioso.

Pegorer contou que decidiu direcionar ações e programas municipais aos 8 objetivos do milênio definidos pela ONU. Um deles é o Programa Células Comunitárias, onde a comunidade é agrupada em 24 células e divididas em  oito grupos. A cada semana um dos grupos estuda um dos objetivos do milênio. A Rede solidária é outro programa, realizado com o apoio dos supermercados, para distribuição de  sacolas nas  cores indicadas para reciclagem  do lixo.

A iniciativa mais recente é o programa  Selo de Responsabilidade Social, que tem o apoio da  ONU,  e entrou em vigor  em 1º de março. O selo é documento obrigatório para a participação nas licitações públicas do município. Para obtê-lo, a empresa tem que comprovar que desenvolve pelo menos um projeto de responsabilidade social. Pegorer comemora o fato de  60 empresas já estarem  cadastradas.

Campina Grande do Sul mostrou o projeto Horta Domiciliar, que o município desenvolve com a Pastoral da Criança desde 2006, com o objetivo de melhorar a alimentação das famílias de baixa renda.

Já Pinhais, onde o prefeito Mário Bonaldo deseja ampliar o trabalho com o Nós Podemos Paraná, relatou a experiência da Escola de Esporte, que acontece no município desde 2000 e objetiva a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania, atendendo hoje 1.800 alunos. O prefeito explicou que o programa ajudou a reduzir a violência, observando que a ocupação da criança e do adolescente é fundamental para se alcançar este objetivo.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692