Ação social - 06/11/2014

Municípios e entidades apresentam projetos inovadores em Mostra Regional

O evento contou com apresentações de 30 projetos que visavam expor caminhos inovadores para o alcance dos ODM

O Sesc Apucarana sediou nesta quinta-feira (06/11) a II Mostra de Projetos Dialogada 2014 do “Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí”. O evento, que teve a apresentação de 30 projetos inovadores de prefeituras e entidades da região, teve como objetivo expor caminhos inovadores para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também conhecidos como os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, e para o desenvolvimento local.

clique para ampliarclique
            para ampliarII Mostra de Projetos Dialogada 2014 (Foto: Divulgação)

Os trabalhos foram abertos pelo prefeito Beto Preto, que falou sobre a atuação do colegiado de Apucarana e do Vale do Ivaí. “Encontros como estes são oportunidades de integração, troca de ideias. Os ODM’s constituem uma agenda de mais de 10 anos e precisamos mais do que nunca ampliar as ações. Cada cidade ou instituição tem sua experiência, seu segredo, seu “pulo do gato”, que podem ser compartilhados em momentos como estes. Vamos com isto ramificando iniciativas positivas atendendo a coletividade. Parabéns aos organizadores e que possamos melhorar de verdade a qualidade de vida das pessoas, não só nas palavras, mas em ações efetivas”, frisou o prefeito. Apucarana levou para a mostra projetos nas áreas da agricultura, saúde, educação, assistência, política de gênero, segurança/assistência Social e cultura/assistência social.

Além da Prefeitura de Apucarana, a mostra de projetos contou com a presença de iniciativas governamentais de Arapongas, Novo Itacolomi e Mauá da Serra. Já no campo das entidades, as mesas de debate contaram com programas do Sistema Social da Indústria (Sesi), Sistema Social do Comércio (Sesc), Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Apucarana, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana, Escola Nossa Senhora da Alegria (Apucarana), Centro de Educação Profissional Alvo (Apucarana), Instituto Colmeia de Formação Continuada, Apae de Marilândia do Sul e Casa do Bom Menino de Arapongas.

Em nome do Movimento Nacional da Cidadania e Solidariedade e do colegiado regional do Movimento Nós Podemos Paraná, a secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana, Márcia Regina de Sousa, destacou o crescimento do interesse na região. “Participei com muito prazer desta segunda mostra, sobretudo pelo grande número de projetos inscritos. Começamos no ano passado com 10 projetos e hoje trabalhamos com trinta. Isto é bastante motivador”, informou. Ela fez um relato do que viu no mês de agosto durante a Mostra Nacional. “Dos 60 projetos inscritos, apenas dois eram do Paraná. No total, 30 foram premiados. A maioria da região Nordeste. Eram ideias excelentes, mas simples, que temos por aqui também, por isto faço hoje um desafio para que na próxima edição tenhamos quem sabe todos estes projetos da região inscritos. O Vale do Ivaí tem tanta ideia, o Paraná tem tanta iniciativa positiva, precisamos potencializar tudo isto e mostrar para o Brasil. O Território Vale do Ivaí será com isto reconhecido como um território inovador”, convocou Márcia.

O próximo grande compromisso do colegiado regional será nos dias 02 e 03 de dezembro, em Curitiba, quando acontece a Mostra Estadual do Nós Podemos Paraná. A expectativa, segundo a secretária Municipal de Assistência Social de Apucarana, é de que participem pelo menos um representante de cada projeto da região.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692