Meio ambiente - 28/08/2014

Jataizinho realiza campanha para a coleta de óleo usado

Ações de conscientização também serão realizadas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jataizinho (SAAE), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Jataizinho (ACEJA),  criou o projeto Óleo Zero, com o objetivo de incentivar  hábitos sustentáveis, diminuir o despejo de óleo de cozinha lançado na rede de esgoto e garantir que os rios não sejam contaminados.

clique para ampliar>clique para ampliarA ação trabalha em prol do ODM 7 (Foto: Divulgação)

A iniciativa, estimulada pelo trabalho desenvolvido com ações de educação ambiental pelo Sesi Indústria e Sociedade no município, consiste na coleta e correta destinação do óleo de cozinha usado, onde cada 2 litros arrecadados podem ser trocados por “mini cheques” no valor de um real, que podem ser utilizados nas lojas associadas à ACEJA. Para o diretor do departamento de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente do município , Rodolfo Brandão, a ação é inovadora. “É o primeiro incentivo de duas instituições de grande importância para o município que, juntos, vão além da educação ambiental, também propiciam práticas sustentáveis, visto que até então isso nunca fui pensado pelas mesmas”.

Boa parte da população não tem conhecimento de como o óleo de cozinha pode impactar negativamente na natureza. Um litro de óleo pode contaminar cerca de um milhão de litros de água. Para promover a conscientização dos moradores do município, será veiculada na rádio comunitária local dicas de hábitos sustentáveis e informações sobre educação ambiental. “Em um primeiro momento as pessoas podem até estranhar, visto que o processo de educação é uma atividade que demanda tempo e dedicação de todos os envolvidos, mas depois conquistaremos os resultados esperados”, conclui Rodolfo.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692