cidadania - 13/08/2014

Cooperativa de Costura é fundada em Paulo Frontin

Iniciativa surgiu em um Círculo de Diálogo do programa Sesi Indústria e Sociedade
clique para ampliar>clique para ampliarGrupo de 27 pessoas faz parte da cooperativa (Foto: Carlos Kosloski)

A Cooperativa de Costura de Paulo Frontin (COOPERFRON) foi fundada na última segunda-feira (11), na sede do Centro de Desenvolvimento Rural, em Paulo Frontin. A iniciativa surgiu há cerca de um ano, em um Círculo de Diálogo realizado pelo programa Sesi Indústria e Sociedade, pois havia no município uma carência na oferta de emprego, especialmente, para mulheres.

“A partir do Círculo de Diálogo foram realizados 10 encontros para o planejamento, formação do grupo, capacitações e estruturação da cooperativa”, destacou o articulador do Sesi Indústria e Sociedade, Carlos Roberto Marochi Kosloski. Faz parte da cooperativa um grupo formado por 24 mulheres e 3 homens.

Neste período, o grupo interessado na formação da cooperativa buscou apoio da Prefeitura Municipal que cedeu a sede e as máquinas de costura em regime de comodato. Por meio de uma parceria com o Sesi/Senai de União da Vitória todos os integrantes da Cooperativa estão realizando o curso de auxiliar de costura pelo programa Caminhos da Profissão.

“A maioria das integrantes da Cooperativa trocou de profissão, saindo da agricultura, e estão com uma expectativa muito positiva com os resultados que conquistamos até agora”, destacou a presidente da COOPERFRON, Marlete Braciak. A cooperativa já conta com clientes de SC.

“A fundação da cooperativa foi um passo muito forte na busca pela cidadania, pois foi uma iniciativa da comunidade que se concretizou”, destacou o secretário da COOPERFRON, Rogério Vial

Os membros eleitos do Conselho Administrativo são:

Presidente: Marlete Braciak

Vice Presidente: Cleiton Luiz Bosing

Secretário: Rogério Vial

2º Sec.: Joici de França

Tesoureiro: José Carlos Braciak

2º Tesoureiro: Iracilde Vial

Conselho Fiscal:

Angélica Gavron

Lucinir Marafon

Marilete Jaranthuk