Indústria e Sociedade - 12/08/2014

Evento em Honório Serpa estimula interação, cooperação e confiança da comunidade

Capacitação do Arranjo Educativo Local foi realizada com 53 professores da rede municipal de ensino

O professores de oito escolas da rede pública de ensino do município de Honório Serpa participaram, nos dias 29 e 30 de julho, da capacitação do Arranjo Educativo Local promovido pelo Programa Sesi Indústria e Sociedade. A metodologia contempla a capacitação, com duração de 16 horas; ambientes de aprendizagem, com duração de no mínimo três meses; e encontros semanais de três horas.

Após a capacitação, os educadores se tornaram facilitadores do Arranjo Educativo Local, um ambiente constituído por pessoas e representantes de organizações de diferentes setores da sociedade. Juntos, estes atores definem temas prioritários para sua localidade que são abordados em atividades práticas de educação transformadora orientadas para o desenvolvimento humano e sustentabilidade.

clique para ampliar>clique para ampliarArranjo Educativo Local foi realizada com 53 professores da rede municipal de ensino. (Foto: Divulgação)

Os facilitadores são capacitados para atuarem nas comunidades de forma a fortalecer o sentimento de pertença, autonomia, confiança, cooperação, visão crítica e a prática de desenvolvimento sustentável, potencializando a realização das ações. São profissionais responsáveis pela condução e facilitação do processo de aprendizagem nas comunidades. 

Entre as ações propostas pelos professores estão a criação de uma horta comunitária, conscientização da comunidade e estudantes sobre reciclagem e compostagem do lixo, construção de um mini jardim e mini horta na escola e elaboração de painéis com personagens de literatura infantil nas paredes do saguão da escola. 

Para a professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anjo Gabriel, Marlene Boller, o evento foi importante para unir os professores. “Um evento como esse é de suma importância para nós educadores, pois fortalece o espírito de grupo e a cooperação. A troca de experiências favorece o aprendizado levando-nos a refletir sobre a nossa prática”, explica a educadora. 

Além de estimular a interação entre os professores, a evento ainda foi a oportunidade dos educadores perceberem como o seu trabalho pode melhorar a comunidade. “Nessa capacitação somos colocados como aquele que pode, onde percebemos que é possível mobilizar, sensibilizar e desenvolver ações de venham ao encontro com as necessidades da comunidade local”, ressalta a professora da Escola Rural Municipal Reinaldo Heck, Maria Ângela de Oliveira.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692