Mobilização - 28/07/2014

Sesi organiza evento em prol da Adesão aos ODM no Centro do Paraná

Evento teve objetivo de informar e divulgar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Seminário “ODM no meu município” foi realizado no dia 24 de julho, na Associação do Municípios do Centro do Paraná (AMOCENTRO), em Pitanga. Esse encontro teve como finalidade divulgar e informar sobre a política dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a implementação a partir da assinatura o Termo de Adesão no plano plurianual de cada município que pertence ao território AMOCENTRO.

O evento contou com a fala do Secretário Executivo do Colegiado Nós Podemos Centro Sul, Humberto Oliveira Ausec, que destacou a intervenção da sociedade civil no exercício do Controle Social. Em seguida, o Doutor Akichide Walter Ogasawara, Diretor de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Paraná, ressaltou o processo histórico do ODM e sua implementação nas ações de longo prazo.

clique para ampliar>clique para ampliarParticipantes discutiram a importância dos ODM (Foto: Divulgação)

A importância da municipalização dos ODM e a agenda de compromissos foi tema da fala Assessora do Núcleo de Projetos Especiais – ODM e representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Mirian Salete Licnerski Barreto, que apontou dados do alcance das metas da ONU no Brasil e de verificar os avanços alcançados através do Portal ODM. Dando continuidade, ocorreu a assinatura do Termo de Adesão na implementação da política dos ODM.

Para a articuladora Graziela Pilati, os indicadores dos ODM podem fazer que as ações no município se tornem mais eficientes. “Muitas vezes as prefeituras já desenvolvem programas que atendem determinado objetivo, porém não associam aos indicadores e dados referentes ao ODM. Conhecendo os indicadores e os ODM, as ações podem ser mais incisivas e resultar em um impacto maior para os beneficiários. Conhecer os indicadores dos ODMS de seu município propicia uma agilidade e principalmente foca nas áreas mais críticas e necessitadas do desenvolvimento de projetos e ações”, explica.

Essa ação é a execução do que foi planejado pelas entidades pertencentes ao Colegiado Nós Podemos Guarapuava e Região, onde uma das prioridades do grupo é a mobilização de toda a sociedade civil para trabalhar e cobrar daqueles que detém de meios de concretização de melhorias e vida digna a toda a população por meio de um agente ativo de transformação em prol da democracia plena.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692