Mobilização - 08/07/2014

Secretários falam sobre ações da Agenda de Compromisso

Prefeito reiterou ações de governo registradas na Agenda de Compromisso em prol dos ODM

Durante a reunião realizada em Sapopema no mês de junho com Secretários e chefes de departamento, a prefeitura do município disponibilizou espaço para trocas de experiências das ações de todas as pastas do governo listadas na Agenda de Compromisso, programa do governo federal que estimula politicas públicas em prol dos ODM.

clique para ampliar>clique para ampliarPrograma do governo federal que estimula politicas públicas em prol dos ODM (Foto: João Rocha Loures)

Além de alinhar políticas públicas municipais com planejamento de projetos e ações em prol do alcance dos ODM, o Prefeito Gimerson de Jesus destacou a importância da parceria com Sesi, que já atua na vanguarda do trabalho com os ODM. “Para nós é uma experiência nova e muito importante. Acreditamos que cada um deve fazer sua parte, uma união de esforços e nosso município não pode ficar de fora”, completa.

O articulador do Sesi, João Rocha Loures, aproveitou para lembrar a importância da sinergia entre secretarias para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “Os ODM são constituídos de forma multisetorial e tem papel importante nas políticas públicas locais. Os esforços coordenados e alinhados entre departamentos e secretarias são o primeiro passo para o sucesso do desenvolvimento local”, explica.

Os ODM foram definidos em 2000, durante a reunião de Cúpula da ONU, na qual líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e a extrema miséria até 2015. São 8 objetivos que abrangem as áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

No Brasil foi criada a campanha “Nós Podemos” cujo trabalho pioneiro é realizado pelo Sesi Paraná com o Nós Podemos Paraná. O Governo Federal lançou, no início de 2013, a Agenda de Compromissos em prol dos ODM, que propõe um conjunto de 25 políticas públicas com o objetivo de melhorar os indicadores sociais dos municípios brasileiros.

Em Sapopema, o Sesi Indústria e Sociedade já mobiliza os três setores, promovendo desenvolvimento local sustentável com ações educativas, de sensibilização e empoderamento local desde 2012. Atualmente as projeções e parcerias envolvem Secretarias, Departamentos da Prefeitura, Casa Familiar Rural e colégios numa convergência de interesse social e participativo.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692