Conscientização - 29/05/2014

APAE lança "LIXO, BICHO É" em Marilândia do Sul

Livro busca conscientizar sobre o descarte correto de lixo e demais cuidados com o meio ambiente

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marilândia do Sul lançou, no dia 13 de fevereiro, o livro “LIXO, BICHO É”, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. O vice-governador e Secretário Estadual de Educação, Flavio Arns, que estava visitando o município, prestigiou o evento. A ação é uma parceria da APAE com o Movimento Nós Podemos Marilândia do Sul, Instituto Cáritas de Apucarana e o escritor Thiago Augusto Zardo.

clique para ampliar>clique para ampliarEm visita a cidade, Flavio Arns prestigiou o evento (Foto: Divulgação)

O livro “LIXO, BICHO É” é a continuação do projeto da APAE, que leva o mesmo nome, realizado desde maio de 2013. “Aproveitamos a oportunidade do edital para seleção de entidades sem fins lucrativos que poderiam ser contemplados com recursos do Cáritas Diocesano Apucarana”, conta Clecy Zardo, coordenadora do Núcleo Nós Podemos Marilândia do Sul e idealizadora do projeto. Os organizadores buscaram redigir um projeto que focasse na extinção do preconceito racial, financeiro e por deficiência física. O primeiro tema escolhido para ser trabalhado com os jovens foi “Preservação do meio ambiente: o descarte consciente do lixo”. Inicialmente a ação consistia em promover a utilização de sacolas ecológicas e incentivar a separação do lixo nas escolas, com a boa aceitação do projeto, surgiu à ideia de fazer o livro.

Os poemas do escritor Thiago Augusto Zardo foram utilizados no livro, assim como ilustrações feitas por alunos da Escola Marilandense – Educação Especial e do Colégio Estadual Tancredo Neves. A renda conseguida com a comercialização do livro será revertida para promover outros projetos de educação ambiental e inclusão social e educacional na região.

A ação contribui para o trabalho em prol do ODM 7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente), incentivando crianças e jovens a serem mais conscientes em relação à preservação da natureza e também o constante trabalho pelo desenvolvimento social. “Acredito que quando saímos da zona de conforto podemos nos redescobrir e transformar o mundo”, conclui Clecy.

Resultados

No último dia 17 de Maio, durante a reunião da Federação das APAE, em Curitiba, a instituição pôde apresentar a iniciativa para os representantes dos Conselhos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado, na qual cada uma foi contemplada com um exemplar do livro. Na oportunidade, foram convidados para apresentar o trabalho no Congresso Estadual e Nacional que acontece em novembro em Foz do Iguaçu.

A equipe do projeto também estará presente na reunião do Conselho Estadual de Assistência Social, que acontece em Curitiba, no próximo dia 05 de Junho, onde fará uma explanação sobre a iniciativa, com o objetivo de estimular outros municípios a trabalharem em rede promovendo a inclusão e a educação ambiental.

O município de Marilândia do Sul é atendido pelo programa SESI Indústria e Sociedade e a partir dos desdobramentos dos trabalhos realizados em parceria com o SESI e Movimento Nós Podemos Paraná, irá organizar  um seminário  com as APAE do Vale do Ivaí no segundo semestre para formação técnica e troca de experiências entre os profissionais, famílias atendidas  e comunidade.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692