Conscientização - 26/05/2014

Municípios promovem ações de combate à exploração sexual infantil

Atividades foram realizadas com crianças e adolescentes da rede pública de educação

Os municípios de Rancho Alegre D’Oeste, Santo Inácio e Moreira Sales realizaram ações de conscientização em relação ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, lembrado no dia 18 de maio. As atividades realizadas com a comunidade tiveram o objetivo de informar e promover um ambiente de debate e reflexão.

clique para ampliar>clique para ampliarCrianças de Santo Inácio realizaram passeata para conscientizar moradores da cidade (Foto: Divulgação)

Anualmente o município de Rancho Alegre D’Oeste realiza atividades relacionadas ao combate à exploração sexual infantil. No dia 15 de maio a comunidade participou de uma palestra informativa sobre o tema e também formas de prevenir o abuso. “Além das palestras, também aconteceu uma caminhada de sensibilização e um concurso de frases, entre os adolescentes, para estampar a camiseta do evento”, explica Adriana Amaro, secretária de educação do município. Os participantes também promoveram uma adesivagem nos carros que circulavam pela região.

Em Santo Inácio as ações foram realizadas entre os dias 12 e 16 de maio, em parceria com o grupo de teatro do CRAS. A adaptação “Chapeuzinho Cor de Rosa e a astúcia do Lobo Mau” foi apresentada em todas as quatro escolas do município. Atividades como grafite, panfletagem e passeata de mobilização também foram realizadas. “As crianças gostaram bastante e foram contar para os pais tudo que aprenderam. Foi bom para ter outro olhar, também trazer os pais para essa discussão importante”, explica Adriana Augusto, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

As ações de combate à exploração sexual infantil já acontecem em Moreira Sales há três anos. Com o objetivo de alertar pais, professores e a comunidade em geral, as ações foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar. Um ciclo de palestras , que teve início no dia 12 de maio, trouxe profissionais de diferentes áreas para promover a conscientização e também informar sobre a importância da denúncia. “Após o evento nós ficamos sabendo que aconteceram várias denúncias, as pessoas se sentiram mais confiantes para contar o que sabiam”, afirma Maria Eugênia Viotto, do Departamento de Educação do CRAS Moreira Sales.

“Essa data é fundamental para que todos lembrem que existem muitas pessoas que podem ajudar. A comunidade inteira reflete sobre o combate à exploração sexual infantil, isso faz com que as crianças também se sintam mais protegidas”, conclui Adriana Amaro.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692