Desenvolvimento - 01/04/2014

Temas do cotidiano foram destacados em reunião da Assomec

Animais nas ruas, metas para o milênio, readaptação de professores nas escolas foram alguns dos assuntos da reunião realizada em Pinhais

Pinhais sediou na noite do dia 26 mais uma Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). O encontro contou com a presença de prefeitos e representantes de vários municípios da RMC e uma pauta de discussões bastante diversificada. Controle animal, movimento Nós Podemos Paraná, recomendações ao Tribunal de Contas, projeto de reinserção de educadores foram os temas em destaque.

Segundo o prefeito anfitrião e presidente da Assomec, Luizão Goulart, todos os assuntos que foram abordados dizem respeito ao dia a dia que os prefeitos enfrentam em suas cidades. “Todos os temas são de enorme relevância e a melhor estratégia para viabilizar alternativas de resolução aos problemas que enfrentamos é esta troca de experiências entre os prefeitos”, salientou.

Controle animal

O número de animais domésticos soltos nas ruas de Curitiba e Região Metropolitana vêm crescendo exponencialmente e se tornou um grande problema para estas regiões. Tal realidade se deve ao fato destes animais serem vítimas constantes de todos os tipos de crueldade, além de colocarem pessoas em risco com mordeduras e acidentes de trânsito.

Tais indicadores preocupam as prefeituras da RMC e, por isso, a busca por alternativas é essencial. Pensando nisso, a Assomec apresentou o combate a “superpopulação de animais nas ruas” como principal tema da reunião de ontem. Alexander Biondo, professor da UFPR e atual diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, da Prefeitura de Curitiba realizou uma ampla explanação sobre o tema. “A educação é o melhor caminho, ações como o Veterinário Mirim realizado aqui em Pinhais ajudam a combater este grande mal que afeta nossas cidades”, frisou.

Nós Podemos Paraná

A professora Rosana Fontoura, da Federação das Indústrias dos Paraná (Fiep) falou sobre as metas que os municípios precisam atingir para o desenvolvimento do milênio. Através do movimento Nós Podemos Paraná, a ação pretende buscar o comprometimento voluntário de pessoas e instituições públicas e privadas potencializando atividades já existentes para que mais municípios atinjam seus objetivos em relação às ODMs.

Simplificação no Tribunal de Contas

A reunião da Assomec contou com a participação do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos, que destacou a preocupação dos municípios com relação a complexidade na prestação de contas ao TC. Ocorre que os técnicos de grande parte dos municípios encontram dificuldades para transmitir as informações do SIM/AM, ou seja, efetivar as prestações de contas. Os motivos são a complexidade e as dificuldades que a ferramenta eletrônica (software) implantado e exigido pelo TCE/PR criou. “O que a AMP e as associações querem é a simplificação do processo, garantindo que as prefeituras possam cumprir sua obrigação de enviar as informações contábeis e assim obterem as Certidões Liberatórias de maneira mais fácil, rápida e rigorosamente dentro da lei”, explicou Sorvos. Segundo o presidente da AMP, a união ente os prefeitos é necessária neste momento. “É importante deixar bem claro que nenhum gestor e nenhum prefeito querem furtar-se à prestação de contas. Muito pelo contrário. É exatamente por querer fazer isso da forma correta que estamos pedindo a simplificação do processo”, completou.

Mais palestras

Também palestraram na reunião de ontem, o secretário de Assuntos Metropolitanos Neco Prado, que falou sobre os convênios entre a Prefeitura de Curitiba e os municípios da RMC; a ex-secretária de Educação de Pinhais Rosa Maria e atual secretária Andrea Francesquini que apresentaram o projeto “Redescobrindo o Encantamento de Ensinar e o superintendente do IMAP, Paulo Ricardo que falou sobre os cursos oferecidos aos técnicos dos municípios. A próxima reunião da Assomec acontecerá no dia 30 de abril na cidade da Lapa.

Fonte: Prefeitua de Pinhais

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692