SEGURANÇA - 12/02/2014

SEJU lança campanha no Dia Internacional da Internet Segura

Campanha aborda cidadania e dignidade humana

Foi lançada nesta terça-feira (11/02), na Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), a campanha “Tecnologia e Dignidade Humana 2014 – Paraná”. O lançamento marcou o Dia Internacional da Internet Segura, que acontece em mais de 100 países no dia 11 de fevereiro, promovendo ações como orientações e diálogos com os filhos, palestras para crianças e adolescentes e denúncias de crimes e abusos na internet.

A campanha foi decidida no Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Brasília, de 10 a 12 de dezembro último, e visa o fortalecimento das ações realizadas pelas instituições componentes do Comitê de Tecnologia e Dignidade Humana, em torno da conscientização sobre o uso responsável e seguro das tecnologias pelo cidadão paranaense, afirma Cineiva Campoli Paulino Tono, do Comitê de Educação em Direitos Humanos da SEJU.

clique para ampliar>clique para ampliarPalestra alertava sobre os perigos da internet (Foto: SEJU)

O objetivo da campanha é “promover ações que ajudem a garantir mais liberdade, segurança e cidadania na internet. Vamos unir esforços para assegurar os direitos humanos do cidadão paranaense na rede mundial de computadores”, afirma ela. No Paraná, a ação é interinstitucional e conta com a participação de diversas secretarias de Estado, universidades e escolas públicas e particulares, Ministério Público, OAB, entre outras instituições.

A campanha faz parte de uma série de ações realizadas no estado, sob o marco do “Movimento Nós Podemos Paraná”, que mobiliza ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Esta campanha contribui para o alcance do ODM 8: “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”.

Como integrante desse movimento, desde o ano de 2011 a SEJU vem desenvolvendo atividades de informação e formação para o uso responsável e seguro das tecnologias de informação e comunicação a fim de contribuir com a garantia dos direitos humanos na internet. Para isso, são realizados seminários e círculos de diálogos e a criação de comunidades de aprendizagem e prática na área de tecnologia e dignidade humana no Paraná.

DIA - O Dia Internacional da Internet Segura vem sendo comemorado no Brasil, anualmente no mês de fevereiro, desde 2005 com o objetivo de promover o uso responsável e seguro da rede mundial de computadores visando, em especial, divulgar ações de proteção de crianças e adolescentes usuárias da internet.

Trata-se de evento organizado no Brasil pela ONG SaferNet Brasil, sediada em Salvador/BA, em parceria com o Comitê Gestor da Internet e o Ministério Público. Acesse o link e saiba mais sobre a Safernet e o Dia da Internet.

O evento debateu o tema sobe o aspecto dos efeitos do uso das tecnologias de maneira equivocada, passando a ser discutido sobre o aumento de casos de Crimes Virtuais e seus aspectos jurídicos, o impacto na saúde física, emocional e cognitiva de crianças, adolescentes e adultos, além da necessidade de uma política de inclusão digital que também discuta estratégias de educação para a prevenção destes malefícios.

Estiveram presentes o delegado titular do Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, Demétrius Gonzaga de Oliveira, o diretor da Escola de Educação em Direitos Humanos do Paraná Edevaldo M. Costacurta, representantes da Comissão da Criança e Adolescente e do Direito Digital da Ordem dos Advogados Seccional do Paraná,  técnicos e analistas da CELEPAR, professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professores ligados a Secretaria Estadual e Municipal de Educação, além de diretores e coordenadores da Rede do Colégio Adventista, que atualmente sedia o Comitê de Tecnologia e Dignidade Humana Regional Curitiba.

Fonte: SEJU

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692