Desenvolvimento local - 30/01/2014

Capacitação sobre os ODM apresenta ferramentas de mobilização

Evento, que acontece em Brasília, reúne representantes dos núcleos ODM e consultores

Apresentar ferramentas de mobilização em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e formar multiplicadores. Estes são os objetivos da capacitação que acontece até a próxima sexta-feira (31), na Universidade Caixa, em Brasília, com a participação de 40 representantes dos núcleos ODM de todos os Estados e consultores. O treinamento está sendo realizado pela equipe do Sesi –PR, em parceria com o Programa das Ações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) , com o apoio do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Secretaria- Geral da Presidência da República.

“É fundamental unirmos esforços, nesta reta final, para que os Estados, regiões e municípios brasileiros possam alcançar os ODM”, disse a gerente de linha de ação do Sesi-PR e secretária de mobilização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Maria Aparecida Zago Udenal.

clique para ampliar>clique para ampliarEvento visa formar multiplicadores (Foto: Divulgação)

Os representantes dos núcleos ODM e consultores estão sendo capacitados em cinco ferramentas: seminário de mobilização, indicadores, dialogando para o desenvolvimento, planejamento e mostra de projeto.  O objetivo é que estas ferramentas sejam reaplicadas em todo o país, promovendo o desenvolvimento local.

“A capacitação de multiplicadores ODM é de extrema relevância para o alcance das metas do milênio até 2015, uma vez que a atuação em campo, dos mesmos, irá aumentar a capilaridade da formação de novos núcleos ODM pelo país”, destacou a assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miriam Barreto

Para o secretário executivo do núcleo Estadual ODM do Mato Grosso, Abílio Camilo Fernandes Neto, esta capacitação está ampliando e nivelando os conhecimentos sobre os ODM. Abilio é um dos integrantes mais antigos do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, pois, desde 2005, faz parte do núcleo estadual.

A sensibilização pela causa dos ODM também foi destacada pelos participantes. “Vou sair dessa capacitação carregada de desejo por mudança e vontade de fazer acontecer”, destacou a integrante do núcleo ODM de Barcarena – PA, Michele Magno Furtado. Segundo ela, que é a integrante mais nova do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, além da formação, a interação entre os participantes está contribuindo muito para o despertar de novas ideias.

“O resultado esperado é que os multiplicadores ao chegarem em suas localidades atuem em pelo menos 10 atividades relacionadas aos ODM dando escala na estratégia do governo federal, do PNUD e do MNCS de municipalização dos ODM e, consequentemente, favorecer a implantação das políticas públicas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e o alcance das metas dos ODM”, disse a gerente de articulação institucional do Projeto ODM Brasil 2015 do PNUD, Maria do Carmo Rebouças

A parceria entre Sesi – PR e PNUD  ainda prevê, neste ano,  a realização de mais 45 capacitações e a produção de cinco manuais que serão distribuídos aos núcleos ODM.

Cristina Pinheiro, secretária executiva do ODM RJ, expressou o impacto que a capacitação promoveu nos ideais dos participantes por meio de um poema.

"No primeiro dia de capacitação falamos sobre mobilização

Fizemos trabalho em grupo, plenária e avaliação

E não podemos esquecer que para se fortalecer na multiplicação

Temos que envolver os atores a assinar o termo de adesãoNa oficina dialogando sobre o desenvolvimento

Falamos de um importante elemento

dentre eles um fundamental que é o desenvolvimento local

um  ator bem importante de apoio fundamental, temos uma excelente ferramenta que é o nosso portal.

São tantos elementos para o desenvolvimento

Para organizar o processo é preciso planejamento

Que o município se compromete sem pagar nada por isso

O que precisa é acessar  a agenda de compromisso.

Precisamos nos capacitar para o mundo mobilizar

O resultado será único  a meta alcançar

Acabar com a fome a miséria

Isso vai ter que acabar.

Educação de qualidade nós podemos alcançar, já dizia Paulo Freire, sem ela o mundo não mudará.

Precisamos acabar com a mortalidade infantil, as crianças são o futuro deste país varonil.

Pensei neste instante e a saúde da gestante pré- natal é importante .

Não podemos esquecer igualdade entre os sexos e valorização da mulher

é tudo que se quer.

Já dizia o ditado prevenir é melhor que remediar

vamos combater as doenças e a saúde melhorar.

O meio ambiente precisamos preservar, melhorar o saneamento e o acesso a água aumentar  todos trabalhando para o desenvolvimento assim o Brasil vai mudar".

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692