16/02/2007

Umuarama

Municípios necessitam de mais eficiência na elaboração de projetos

Elaborar projetos que possibilitem conquistar recursos nas esferas estadual e federal. Esta não é uma das oito prioridades apontadas pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) como capazes de mudar o mundo, mas segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Pedro Arildo Ruiz Filho é uma das principais carências dos municípios.

Na última quarta-feira (14), durante a reunião mensal dos representantes dos municípios da Região de Entre Rios no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), em Umuarama, as lideranças discutiram os mecanismos que possibilitam atingir as prioridades até 2010, porém concordam que antes os gestores públicos devem estar capacitados para buscar os recursos necessários às ações. "Erradicar a fome e a pobreza é atingir uma das prioridades, mas primeiro temos que saber de que forma isso pode ser feito e como garantir os recursos", completou Ruiz Filho.

Segundo Ruiz Filho, o prazo estipulado pela ONU para que as prioridades sejam alcançadas vence em 2015, porém o Paraná quer ser o primeiro e pretende atingi-las até 2010. Para isso, há uma convocação para que os gestores públicos se comprometam com o movimento que começou em maio do ano passado.

"Já avançamos muito, há uma comprometimento das pessoas com o assunto. Nas próximas reuniões a região definirá por quais prioridades todos deverão se empenhar", afirmou.

A próxima reunião está agendada para o dia 13 de março, data em que cada município apontará quais das oito prioridades listadas pela ONU são prioridades suas também. A proposta é que as lideranças planejem as ações que possibilitarão cada município atingir as metas nas datas estipuladas.

As prioridades apontadas pela ONU são: erradicar a fome e a pobreza, ensino básico universal, igualdade entre os sexos e autonomia entre as mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhor saúde maternal, combate a Aids e malária entre outras, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Fonte: Umuarama Ilustrado

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692