16/02/2007

Gestantes

Empresa de São Pedro do Ivaí, na região de Apucarana, ganha prêmio de responsabilidades social

Empresa de São Pedro do Ivaí ganha prêmio de responsabilidades social

A empresa Vale do Ivaí - Álcool e Açúcar, de São Pedro do Ivaí, na região de Apucarana, ganhou o Top Social 2006 - Prêmio Zilda Arns, por trabalhar com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A Vale do Ivaí foi premiada com o projeto "Vale a Vida", que trabalha com o Objetivo número 5 - Melhorar a saúde materna. É desenvolvido em parceria com a Pastoral da Criança.

O projeto é desenvolvido junto às gestantes de São Pedro do Ivaí, independente da renda familiar, com o intuito de orientá-las e dar supervisão nutricional à gestante e ao bebê, preparar as gestantes para o aleitamento materno, encaminhar as gestantes às consultas de pré-natal e viabilizar enxoval do bebê às famílias que não possuem condições financeiras.

Segundo Valéria Cristina da Costa, assistente social da Vale do Ivaí, o projeto contribui especificamente com o 4º e 5º Objetivos do Milênio (Reduzir a Mortalidade Infantil e Melhorar a saúde das gestantes). "Indiretamente o projeto também trabalha com os outros objetivos, pois as crianças que nascem num ambiente agradável, saudável melhoram a qualidade de vida".

A maior dificuldade é conscientizar as gestantes da importância de participar de todos os encontros. "Os aprendizados são constantes. A maioria das gestantes vem de famílias de baixa renda e cada uma tem uma realidade a apresentar. As gestantes são trabalhadas num todo, porém há casos lamentáveis como violência doméstica, abandono familiar, carência nutricional e todos envolvidos no projeto procuram atender os problemas apresentados a fim de solucioná-los", afirma Valéria.

Os colaboradores da empresa ministram palestras sobre diversos temas que incentivem o bom relacionamento entre a mãe e o bebê, bem como de toda a família. As palestras são realizadas mensalmente e contam com o apoio das integrantes da Pastoral da Criança que organizam estes encontros. São trabalhados temas como: Cuidados com o bebê, para isso a empresa disponibilizou banheiras, bonecos, fraldas, mamadeiras, para que as mães pudessem ser treinadas e capacitadas aos cuidados do recém-nascido, além temas como aleitamento materno e necessidades nutricionais, relacionamento familiar e conjugal, depressão pós-parto e outros.

As mães que freqüentam os encontros recebem um Kit com enxoval do bebê, contendo fraldas, calças plásticas, macacão, pagão, mijon, pijaminha, babador, lençol, cueiro, sapatinho, conjuntinho, toalha e cobertor.

Inclusão social - Outro projeto desenvolvido pela Vale do Ivaí, em parceria com a Prefeitura Municipal, Biotecnologia do Paraná S/A e BNDES é o CAIS - Centro de Aprendizagem e Inclusão Social. Inaugurado em 8 de novembro, o Centro atende 132 crianças e adolescentes do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e 68 encaminhadas pelos conselhos setoriais.

O CAIS conta com amplas instalações, equipadas para o desenvolvimento de oficina de Informática, de música (teclado, violão e instrumentos musicais populares), capoeira, balé e judô.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692