CONGRESSO - 24/11/2013

Sesi promove mostra de projetos e congresso sobre desenvolvimento local

Congresso acontece dia 3 de dezembro e terá transmissão pela internet; 19 mostras apresentam projetos relacionados aos ODM em todo o estado

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi no Paraná, realiza as Mostras de Projetos 2013, durante os meses de novembro e dezembro, para potencializar as iniciativas de desenvolvimento local que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no estado. No dia 3 de dezembro, também acontece o 6º Congresso Nós Podemos Paraná com o tema: “Eu pertenço a este município. O que faço que contribui com o seu desenvolvimento?”.

As Mostras de Projetos dão visibilidade, reconhecimento, possibilitam a troca de experiências e inspiram a criação de novos projetos sociais ou ambientais. Os projetos apresentados são executados por indústrias, prefeituras, instituições de ensino superior e ONGs. "Nosso trabalho é de articulação e mobilização para que as pessoas façam projetos que contribuam para alcance dos ODM no Paraná", explica Maria Aparecida Zago Udenal, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná.

A primeira Mostra de Projetos aconteceu em 2007 por meio de uma iniciativa do “Nós Podemos Campos Gerais”. A partir de então, anualmente é realizado o evento em todo o estado. Estas Mostras de Projetos acontecem em diferentes cidades e reúnem também pessoas interessadas em conhecer mais sobre os projetos realizados na sua cidade e região. Ao todo são 19 Mostras em diferentes cidades do Paraná. (veja a programação abaixo). Sete cidades já realizaram o evento.

Desde 2010, os projetos apresentados nas mostras regionais têm a oportunidade de serem apresentados no Congresso Nós Podemos Paraná.

Desenvolvimento local

No dia 3 de dezembro, acontece o 6º Congresso Nós Podemos Paraná, em Curitiba. Este ano, os participantes poderão dialogar, de forma inovadora, sobre as estratégias para o desenvolvimento local e as boas práticas que contribuem para um mundo melhor.

O congresso começa às 8h e abre com a palestra: “A comunidade promovendo o desenvolvimento local”, com a socióloga com especialização em desenvolvimento humano em Paris, Tânia Zapata. A programação ainda conta com a apresentação do case da loja de roupas infantis Paraíso Moda Bebê, de Terra Roxa, no interior do estado, do case “Acolhida na Colônia”, de Santa Rosa de Lima, Santa Catarina e com a palestra “Sustentabilidade e Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – Projeto de Cooperação Internacional Sesi e BID”, da gerente de responsabilidade social do Sesi no Paraná, Sônia Beraldi.

O congresso será realizado por webconferência, possibilitando a participação de qualquer pessoa que tenha acesso à internet, ou que esteja em algum município onde tenha alguma unidade do Sesi.

A programação completa do congresso e o calendários com os locais das mostras estão no site www.nospodemosparana.org.br

Veja o calendário com as Mostras de Projetos

Araruna

Local: Casa da Cultura - Praça Nossa Senhora do Rocio, 390 - Centro