07/02/2007

Energia elétrica

PR cumpre meta, mas não universaliza luz

Paraná deve chegar ao total de 31 mil ligações elétricas estabelecidas pelo Luz para Todos, mas 21 mil lares ainda ficarão sem energia

O Paraná prevê cumprir em março a meta estabelecida pelo Luz para Todos - programa do Ministério de Minas e Energia que busca levar energia elétrica a 12 milhões de pessoas até 2008. O contrato entre o governo federal e as concessionárias do Estado estabelece como objetivo levar eletricidade a 31.711 domicílios rurais, número estimado com base no Censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa, no entanto, está longe da real necessidade do Estado: atende apenas 59% das 53 mil famílias que atualmente vivem sem luz, segundo a coordenação estadual do programa.

A idéia inicial, de 2004, era realizar 36 mil ligações, mas o número foi modificado devido a problemas contratuais. "Houve uma dificuldade para acertar os valores entre as concessionárias e a Eletrobrás (empresa encarregada de controlar os recursos financeiros do programa), o que fez com que o projeto demorasse a ser implementado", afirma o coordenador do Comitê Gestor Estadual do Luz para Todos no Paraná, Alcindo Tuchtenhagen. Por isso, de acordo com ele, a meta foi revista e estabelecida em 31.711 domicílios.

O Estado está perto de atingir esse número. Até o final de janeiro, o programa levou energia elétrica a 29.528 domicílios - 56% das ligações (16.551) foram feitas a partir de março de 2006. Mas, mesmo que a meta seja cumprida dentro do prazo, 21.289 famílias ainda devem permanecer sem eletricidade, segundo Tuchtenhagen. O motivo da diferença, aponta o coordenador, é um crescimento populacional que não foi previsto no contrato. Além disso, houve migração da população urbana para o campo, de acordo com ele. "Um dos motivos do aumento do número de consumidores no meio rural, em relação às metas iniciais do programa, foi o retorno de várias famílias das cidades para o campo em função dos benefícios que hoje encontram lá, sendo o Luz para Todos um deles", diz.

Para diminuir o número de sem-luz, a COPEL (Companhia Paraense de Energia, responsável pela maioria das ligações elétricas do Estado) já pediu à Eletrobrás a inclusão de novos 12 mil domicílios no Luz para Todos, que devem receber eletricidade até o final de 2007.

O Luz para Todos é apoiado pelo PNUD. A agência da ONU desenvolve, como o Ministério de Minas e Energia, projetos de incentivo ao uso produtivo da energia por populações carentes que atendidas pelo programa.

Fonte: PNUD

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692