REPRESENTAÇÃO - 06/11/2013

Sesi apresenta case de participação democrática em congresso na Bahia

Experiência do Movimento Nós Podemos Paraná foi conhecida em evento do Ministério Público
Do dia 23 a 26 de outubro aconteceu em Ilhéus, na Bahia, o I Congresso Ministério Público e os Objetivos do Milênio, com uma programação com o tema Direitos Humanos, Diversidade e ética: Transdisciplinaridade e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e contou com parcerias estratégicas nacionais e locais.
Na tarde do dia 25, cientista político e articulador do Sesi, João Frederico Rocha Loures, apresentou o artigo “Movimento Nós Podemos Paraná e o alcance dos ODM à luz da teoria da Democracia participativa”. A ideia central do trabalho era retomar postulados de participação democrática a partir de autores clássicos e contemporâneos para entender como e quais foram as contribuições estratégicas e investimentos para abertura de espaços democráticos e de formação educativa para participação.
O artigo analisou o desempenho do “Nós Podemos Paraná” sobre a contribuição em ambiente participativo que fornece argumentos substanciais para o treinamento político dos indivíduos que têm algum tipo de participação, para além da discussão assistencialista, amadurecendo ações estratégicas em prol da responsabilidade social corporativa.
O ponto central foi a análise do cenário de consolidação dos ODM na Organização das Nações Unidas no inicio do ano 2000 e, qual peso institucional o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná exerce ao animar o Nós Podemos, inclusive, influenciando a melhoria de indicadores de desenvolvimento e transformação social no campo da participação no Paraná. 
O professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), Wagner de Oliveira Rodrigues, considerou apontar ações sobre democracia e participação municipal no planejamento urbano, além de comentar sobre experiências em projetos locais de envolvimento comunitário.
Durante o Congresso foram apresentadas ações e experiências complementares e importantes para o alcance dos ODM. Inalda Barros Beder, consultora do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento e Odilon Faccio falaram sobre articulação, sistema de indicadores e municipalização dos ODM inspirados no Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692