31/01/2007

Especialização formará gestores sociais para a indústria

Oferecido pelo Sistema Fiep, Unindus, Sesi e UnicenP, o curso pretende fomentar e profissionalizar a responsabilidade social no setor produtivo

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através da Universidade da Indústria (Unindus), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Centro Universitário Positivo (UnicenP), oferece, a partir de março deste ano, a especialização em Gestão Social. A pós-graduação terá duração de 360 horas distribuídas em 15 meses com aulas quinzenais às sextas-feiras e sábados.

O curso faz parte das ações do Sistema Fiep para o fomento da responsabilidade social entre as indústrias do Estado. De acordo como Marcos Mueller Schlemm, diretor da Unindus, trazer o tema para o âmbito da formação profissional vai ao encontro de dois grandes eixos trabalhados pelas entidades. "O primeiro é formar a consciência através da educação, conhecimento sobre assuntos que impactam diretamente nas indústrias. O segundo eixo está na transformação dos paradigmas sociais da indústria", diz.

O diretor executivo do Sesi Paraná, José Antonio Fares, explica que o curso vai unir as expertises das entidades envolvidas para fomentar a gestão social corporativa dentro da indústria. "O curso foi formatado com a experiência de profissionais que já atuam na área e com as ferramentas disponíveis no Sesi e na Unindus", diz.

Para Eliana Basseti, coordenadora de projetos especiais da pós-graduação do UnicenP, a união da experiência teórica da academia com o conhecimento do Sistema Fiep a respeito das indústrias é extremamente proveitosa. "Difunde o tema justamente em uma fase decisiva para o País com a profundidade e densidade na dose certa para levar conhecimento específico e profissional", diz.

Voltada a profissionais que atuam na gestão de empresas, de organizações sociais e governamentais, estudantes e interessados em ingressar neste setor, a especialização atenderá a demanda por profissionais capacitados para gerir projetos sociais, instituições sem fins lucrativos ou áreas de responsabilidade social em empresas.

Segundo Beatris Kemper Fernandes, responsável pela coordenação do curso no Sesi, existe uma boa demanda por este tipo de formação. "Num primeiro momento, o curso trará uma base conceitual com questões mais reflexivas. Em seguida, trabalharemos em um eixo mais ferramental e prático, com casos de sucesso e, por fim, será feito o desenvolvimento de competências, formando profissionais capacitados para atuar no terceiro setor", conta.

O conteúdo programático abrange temas como desenvolvimento sustentável; contextualização da responsabilidade social; cenários e tendências do campo social; articulação e parcerias; redes sociais; empreendedorismo social; plano de negócios para a sustentabilidade; ferramentas de gestão; gestão de projetos; mobilização social entre outros.

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro pelo telefone (41) 3271-7700 ou (41) 3271-7731. Mais informações no site da Unindus: www.unindus.org.br

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692