Reconhecimento - 23/10/2013

Sesi recebe Prêmio Finep de Inovação no Rio de Janeiro

Portal ODM, com indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, foi premiado com o Troféu Ouro na categoria Tecnologia Social.

O Sesi no Paraná recebeu, neste domingo (13) no Rio de Janeiro, o Prêmio Finep de Inovação 2013, na categoria Tecnologia Social. O projeto vencedor da região sul foi o Portal ODM, que reúne informações e indicadores sociais, ambientais e econômicos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para acabar com a fome e a miséria no mundo. O Portal tem abrangência nacional, reunindo informações e indicadores de 5.565 municípios brasileiros, praticamente a totalidade dos municípios do país. Agora, o Sesi concorre à grande final nacional que acontece em novembro, em Brasília.

clique para ampliar>clique para ampliarA gerente de desenvolvimento de produtos do Sesi, Maria Cristhina Rocha, recebeu o Troféu Ouro do coordenador nacional do Prêmio, Carlos Ganem (Foto: Divulgação/Finep)

“O grande objetivo do Portal ODM é orientar a definição de políticas públicas e a elaboração de projetos de responsabilidade social corporativa e de Organizações Não Governamentais em sintonia com a realidade dos municípios”, destaca o superintendente do Sesi no Paraná, José Antônio Fares. Segundo ele, muitas vezes empresas e entidades desenvolvem projetos desta natureza, mas, por falta de informações sobre os indicadores sociais, estes projetos acabam sendo dissociados das reais e mais urgentes demandas das comunidades.

“Hoje, todos os municípios brasileiros já acessaram o Portal e tiveram a possibilidade de conhecer alguns dos principais indicadores relacionados ao desenvolvimento e à qualidade de vida”, explica Diva da Paz Vieira, coordenadora do Portal ODM.

Todos os municípios paranaenses já puderam contar com alguma ação de mobilização proporcionada pelo Sesi. “São os três setores da sociedade propondo ações e iniciativas para o alcance dos objetivos do milênio tomando como base os indicadores fornecidos pelo Portal”, explica Maria Aparecida Zago Udenal, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná.

O presidente da Finep, Glauco Arbix,  explicou que a entidade tem se empenhado para atender a demanda dos setores público e privado, o que levou a agência a multiplicar por sete os recursos disponíveis para a inovação.

“Em 2013, vamos injetar na economia R$ 10 bilhões porque há demanda e o Brasil precisa disso”, afirmou. Arbix também destacou a importância de parceiros como Federações das Indústrias, Sebraes e Bancos de Desenvolvimento que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

Com a premiação, o Sesi recebeu o Troféu Ouro e a quantia de R$ 200 mil em dinheiro. O valor será revertido para melhorias no próprio projeto com o objetivo de disseminar ainda mais as informações.

Fonte: Agência Fiep

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692