Conscientização - 22/10/2013

Campanha do Outubro Rosa é lançada em Fazenda Rio Grande

Este é o primeiro ano da campanha no município

Na quinta-feira (10) foi lançada a campanha do Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, no município de Fazenda Rio Grande.  A campanha começou com uma caminhada organizada pela Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres.

“Quanto mais você fala do Outubro Rosa, mais você reforça a importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero”, conta Ana Lucia Pacheco de Andrade, diretora da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Ana Lucia completou ressaltando que as mulheres esquecem de que devem se prevenir contra o câncer e que a campanha veio para isso e também para firmar o papel da mulher na sociedade e na comunidade.

Em parceria com o Sesi, por meio do programa Sesi Indústria e Sociedade, e da Câmara de Vereadores, no dia 17 de outubro, aconteceu uma palestra com a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Maria de Nazaré Nery com o tema “Como prevenir o câncer de mama e do colo de útero” para a comunidade em geral, principalmente mulheres da melhor idade com mais de 50 anos, onde o índice de câncer de mama é maior.

clique para ampliar>clique para ampliarMaria de Nazaré falando sobre prevenção do câncer (Foto: Fernanda Favoratto)

“O câncer de mama aumentou e hoje é a primeira causa de morte por câncer. O Ministério da Saúde em seu protocolo libera mamografia para mulheres acida de 40 anos, e em alguns casos para mulheres abaixo de 40 anos, que relatem mães e avós maternas que foram acometidas por câncer de mama. Além disso, é liberada a mamografia para mulheres que apresentam os sintomas, como nódulos e secreção mamária.” Explica Maria de Nazaré.

Nazaré conta que muitas mulheres apresentam os sintomas e não procuram o serviço de saúde com medo de identificar o câncer. Para a palestra, Nazaré levou instrumentos usados em exames ginecológicos para conhecimento das participantes e também uma ‘mama amiga’ que apresenta os nódulos para que as mulheres possam visualizar e sentir, além de explicar como se faz o autoexame para detectar o câncer de mama.

Como desdobramento dessa ação, o Sesi e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, visitarão as empresas e indústrias do município para sensibilizar as mulheres para os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce para esse tipo de câncer, além de outras questões que envolvem  a saúde da mulher.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692