DESENVOLVIMENTO LOCAL - 30/09/2013

Sesi aplica metodologia de círculos de diálogo no Encontro Estadual dos Consegs

Na última sexta (27) e no sábado, os articuladores do Sesi no Paraná aplicaram a metodologia de círculos de diálogo e como elaborar projetos durante o Encontro Estadual dos Consegs, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

clique para ampliar>clique para ampliarDurante o evento, participantes trocaram experiências e elaboraram projetos na área de segurança pública (Foto: Felipe Esteves)

O principal objetivo do evento foi a troca de experiências entre os representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do Paraná. Ao todo, cerca de 500 pessoas participaram do encontro.

A coordenadora do Movimento Nós Podemos  Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, explica que no encontro foi apresentado o projeto da metodologia dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), trabalhando em um plano de ação para por em prática em até dez anos nas comunidades.  “As pessoas participaram intensamente, compartilharam, construíram um sonho e construíram os seus projetos para que sejam implementados. A sociedade pode contribuir pra a segurança fazendo ações de melhoria de vida em sua comunidade”, comentou.

O evento foi organizado pela Coordenação Estadual dos Consegs (Ceconseg) em parceria com o Sesi e contou com diversas palestras e dinâmicas de trabalho em grupo para  elaboração de projetos de segurança pública. De acordo com a Coordenadora Estadual dos Consegs, Michelle Cabral, o evento proporciona uma troca de informações entre integrantes dos conselhos de todo o Estado. “O encontro foi produtivo porque eles puderam trocar ideias e experiências do que acontece nos seus municípios. Eles perceberam a importância de elaborar projetos para a área de segurança e conheceram várias iniciativas no sentido de administrá-los. É um novo olhar do que poderá ser feito nas comunidades”, afirma.

No evento, participaram representantes dos Consegs, das prefeituras além de policiais civis e militares. No Paraná existem 242 consegs, sendo que desde 2011 foram criados mais 30 e outros 55 foram reativados. O trabalho dos Consegs é garantir um espaço para as comunidades buscarem estratégias e ações para reduzir os problemas de segurança pública juntamente com as polícias.

Para a representante do Conseg do Jardim Botânico, Fátima Maia, o evento foi bastante proveitoso. “O aspecto objetivo foi alcançado. A interação entre todos os Consegs foi um fator marcante, principalmente com os Consegs do interior do Estado”, diz.

Germano Borges, tesoureiro do Conseg de Assis Chateaubriand, enfatiza que o resultado dos dois dias do encontro foi positivo. “Participar de um encontro como este é bastante relevante, porque estamos buscando idéias e experiências dos outros Consegs. O trabalho do Conseg é muito amplo, pois nós podemos trabalhar com a comunidade, através da educação e do trabalho social”, explica.

Com Assessoria de Comunicação da SESP - PR

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692