Edital de Inovação - 23/09/2013

Sesi participa de Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Paraíba

Evento debaterá a importância e repercussões da Gestão Ambiental para a sociedade atual

O Sesi, por meio do projeto Dialogando na Indústria, aprovado no edital Senai/Sesi de Inovação 2012, apresentará o artigo Dialogando na Indústria: uma ferramenta para discutir a sustentabilidade na indústria paranaense - Estudo de caso Sesi-PR e Terra Nossa/Microxisto, que acontecerá nos dias 2 a 4 de outubro em João Pessoa, na Paraíba.

O Congresso visa debater a importância e repercussões da Gestão Ambiental para a sociedade atual e terá como público alvo gestores ambientais, professores, pesquisadores e estudantes universitários, bem como demais interessados.

Com o propósito de aplicar uma ferramenta que auxilie as empresas a promover a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, o Sesi Paraná desenvolveu o projeto Dialogando na Indústria, pautado nos princípios do Pacto Global relacionados ao Meio Ambiente e, orientado por metodologia de mobilização social. “É um projeto que visa desenvolver instrumento para promover a ação participativa do trabalhador e de representantes da cadeia produtiva da indústria na definição de soluções relacionadas à responsabilidade socioambiental, oportunizando aos envolvidos o debate, a proposição de ações, seu planejamento participativo e a execução”, relatou Silvia Pessoa Teuber, gestora do projeto.

clique para ampliar>clique para ampliarMomento de diálogo e reflexão com os colaboradores da indústria (Foto: Marcela Ruske)

Por meio de estudo de caso envolvendo a indústria Terra Nossa/MicroXisto, o artigo apresenta o funcionamento e os primeiros resultados. “Por meio da ferramenta, que propicia o diálogo, os participantes foram instigados a planejar e a executar, de forma compartilhada, projetos e ações privilegiando o tripé da sustentabilidade”, explicou Priscila da Paz Vieira, integrante da equipe técnica do projeto.

Marcela Ruske, pesquisadora do projeto, complementa dizendo que a iniciativa privilegiou as dimensões econômica, social e ambiental, priorizando que as ações da indústria focassem os 3R, Educação Socioambiental e Uso Consciente dos Recursos Naturais.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692