Mobilização - 04/07/2013

Lideranças comunitárias se encontram para discutir desenvolvimento local

Evento busca reforçar a importância da presença ativa de líderes nas comunidades

O Sesi, por meio do Programa Sesi Sustentabilidade, em parceria com a União Municipal das Associações e Lideranças Comunitárias de Itaperuçu (Umalci), Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclan) e Paróquia São Pedro Apóstolo, realizou sábado (29) em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, o 1º Encontro de Lideranças Comunitárias.

O evento, realizado no Centro de Treinamento Monte Horebe, reuniu cerca de 100 lideranças comunitárias dos municípios de Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré para conversarem sobre a importância das lideranças no desenvolvimento das localidades, por meio da integração de ações, capacitação de agentes locais e incentivo ao trabalho voluntário.

“Esse é o primeiro passo para fazer com que as lideranças comunitárias que estão adormecidas possam despertar e enxergar que juntos, e com atitudes simples, são capazes de promover mudanças na comunidade”, disse o Juiz da Comarca de Rio Branco do Sul, Marcelo Augusto Teixeira. “Além de ser um espaço para uma auto reflexão do que estamos fazendo pelo lugar onde vivemos, pois temos que ser os primeiros a mudar, temos que fazer a nossa parte e dar o exemplo”, completa o Juiz.

clique para ampliar clique
            para ampliarParticipantes da reunião de lideranças (Foto: Fernanda Favoratto)

Durante a manhã, trabalhou-se a importância do líder na comunidade, pois é ele que ouve os vizinhos, conhece de perto os problemas da comunidade e têm a preocupação de cobrar providências perante a ausência e/ou inoperância do poder público. Paulo Horácio, condutor da palestra motivacional, explica que o líder é aquele que participa ativamente da comunidade e, se unindo a outros moradores, procuram melhorar o lugar onde vivem. “O que faz a mudança é a atitude e cada líder deve ter suas responsabilidades para provocar a transformação no comportamento de outros cidadãos”, reforça Paulo.

Maria Aparecida Zago Udenal, gerente de Linha de Ação do Sesi Paraná, encerrou o evento afirmando que todos podem contribuir para o mundo que queremos, basta trabalharmos juntos. “As pessoas é que fazem o desenvolvimento da localidade e por isso a liderança precisa acolher todas as pessoas, pois é por meio da união e mobilização que podermos estimular novos líderes”.

Estiveram presentes associações de moradores, entidades religiosas, poder judiciário, câmara de vereadores, representantes do poder público, Polícia Militar do Paraná, sindicatos, cooperativas e indústrias locais. “Somente por meio da articulação de todos os setores e a participação política cidadã, é que conseguiremos grandes conquistas para o desenvolvimento do município”, comenta Janderson Teixeira, Consultor de Desenvolvimento Humano Organizacional da Votorantim Cimentos.

Como continuidade do evento, será agendada uma capacitação para as lideranças, onde serão abordados temas sobre como liderar, como regularizar as associações, como constituir uma nova associação, como elaborar projetos e como captar recursos para a instituição.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692