Castro - 04/06/2013

Elaboração de projetos é importante ferramenta para o desenvolvimento local

Oficina em Castro mostrou aos gestores municipais a importância do planejamento
clique para ampliar clique para ampliarO prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, abriu o evento e deu as boas-vindas aos participantes. (Foto: Divulgação)

Um dos principais fatores que influenciam no sucesso de um projeto social é de que ele trata de uma  necessidade local. por isso, nada melhor que a própria sociedade se envolver no desenvolvimento e estruturação dessas ações. Tendo isso em vista, o Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveu em Castro (PR) uma oficina sobre Elaboração de Projetos no dia 22 de maio.

O evento contou com a participação de mais de 40 pessoas incluindo o Secretário de Indústria e Comércio do município, Rodrigo Morais da Silva, e o prefeito, Reinaldo Cardoso, que abriram o evento e deram as boas-vindas aos participantes.

A palestra foi ministrada pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura, que falou sobre o Pacto Global, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e sustentabilidade. Como forma de despertar o diálogo no grupo, a palestrante utilizou a posição do Brasil no ranking mundial pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) comparado à posição do país pelo Produto Interno Bruto (PIB). “O Brasil está em primeiro lugar em relação à sua biodiversidade e em 7º posição no PIB, mas infelizmente ocupamos o 85º no IDH, calculado por meio da média de expectativa de vida, de renda e educação da população”, comenta Rosane.

Por meio de dinâmicas que estimularam a interação dos participantes, Rosane mostrou como os gestores e a comunidade podem suprir suas próprias necessidades por meio de projetos e ações sociais cativando e fidelizando parcerias entre o poder público, privado  e o terceiro setor presentes na região. “Deve-se fazer um projeto para cada empreendimento socioambiental e a captação pode ser realizada por empresas que adotem o projeto ou pela comunidade, através de doações ou ações que revertam valores. Deve-se levar sempre em consideração a relação estrutura versus estratégia, pois é preciso saber se o orçamento e estrutura humana do município terão condições de manter os equipamentos instalados”, completa Rosane.

Para financiamento de projetos, Rosane apresentou vários editais disponíveis e como os projetos devem ser descritos a fim de se encaixarem nas propostas. Como exercício , os participantes foram convidados a criarem seus próprios projetos de acordo com as necessidades que eles identificaram na sua cidade.

Um dos projetos propostos foi “Flores que transformam”, que tinha como objetivo resgatar os adolescentes que cumprem medida sócio educacional e oferecer condições deles se socializarem novamente. Na área de alimentação, o projeto “Comer e viver bem” foi proposto como forma de estimular a agricultura familiar e a produção de produtos orgânicos no município.

Na área de saúde, “Exames de câncer de mama e “Redução da Mortalidade Materna”, foram propostos para melhorar a condição das mulheres da região por meio da mobilização junto às gestantes do município.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Rodrigo Morais da Silva, o evento foi muito importante para reunir profissionais de diversas áreas e identificar as dúvidas que eles têm na área de elaboração de projetos. "A Oficina de Projetos foi um passo muito importante para o nosso município, pois reunimos em um só evento várias secretarias, com colaboradores de perfil técnico. O esclarecimento de que existem muitos recursos disponíveis na iniciativa privada, entidades filantrópicas nacionais e internacionais, além dos programas governamentais, proporcionará um incremento de ações em nosso município”, completa Silva.

O objetivo da oficina foi oferecer informações e ferramentas que auxiliassem os participantes a mobilizarem recursos identificando as características das fontes de financiamento tendo como foco o desenvolvimento local sustentável. Os projetos serão estudados para ver sua viabilidade e parcerias disponíveis por um núcleo de articuladores do próprio município.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692