04/12/2006

Dia do voluntário é comemorado com mobilização e festa em Curitiba

Responsabilidade Social

Dia do voluntário é comemorado com mobilização e festa em Curitiba

Dia V, promovido pelo Sistema Fiep, mobiliza entidades de classe e voluntários em Curitiba neste domingo. Na terça-feira o evento acontece em Ponta Grossa

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), comemorou o Dia do Voluntário (Dia V) com uma grande festa neste domingo (03), no Parque Barigüi, em Curitiba. O evento mobilizou 400 voluntários e recebeu cerca de 4 mil visitantes. Empresas, instituições e Organizações não Governamentais expuseram o trabalho de ação social desenvolvido ao longo do ano de 2006.

?Estamos comemorando a união e a aliança entre os empresários, o poder público, a sociedade civil organizada e as entidades religiosas que se mobilizam para fazer o bem?, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Segundo ele, o voluntariado é a estratégia mais apropriada para articular a integração de toda a sociedade visando a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Ao longo de todo o dia, em tendas coloridas caracterizadas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU, foram apresentados os trabalhos relacionados às oito metas do milênio ? acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malaria e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

?Este trabalho não pode se limitar a um evento. Deve se transformar num projeto de longa duração, de desenvolvimento do País?, disse José Antonio Fares, diretor executivo do Sesi Paraná, entidade do Sistema Fiep que patrocina o Dia V. Segundo ele, está provado que são as empresas e as entidades do terceiro setor que promoverão o desenvolvimento do País.

O Dia V é uma referência ao Dia Internacional do Voluntário, instituído pela ONU em 2001. A data é celebrada mundialmente em 5 de dezembro. Além do evento neste domingo, em Curitiba, o Dia V acontece também em Ponta Grossa, na terça-feira (05).

Voluntários ? Segundo Izabela Lima, coordenadora do programa de voluntariado da Kraft, uma das empresas que integram o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, a ação voluntária está cada vez mais presente em empresas tanto de pequeno quanto de grande porte. ?Os empresários estão mais atentos quanto aos benefícios para a empresa e para a comunidade que recebe a ação. É bom para quem faz e para quem recebe ? os funcionários ficam mais felizes e produtivos, e a comunidade tem acesso a serviços que não teria?, disse.

A Renault, outra empresa que integra o Conselho, mostrou o seu trabalho de Educação no Trânsito. Na tenda do Objetivo número 2, educação de qualidade para todos, a empresa montou o Cine Renault e exibiu às crianças um filme educativo sobre as regras do trânsito. ?Levamos este trabalho a crianças de 3 a 12 anos em escolas e instituições. Além de ensinar os pequenos, estamos, de forma indireta, atingindo os pais que passam a ser mais conscientes em relação ao trânsito?, disse Cristina Gonçalves, coordenadora de responsabilidade Social da Renault.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692