Curitiba - 04/04/2013

População é convidada para discutir a aplicação do dinheiro do município

Consultas publicadas acontecerão até 17 de abril e terão nove temas

A Prefeitura de Curitiba promoverá, entre os dias 4 e 17 de abril, uma série de consultas públicas para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014. A novidade neste ano é que as reuniões, que irão ocorrer em cada uma das nove Administrações Regionais, serão temáticas.  O prefeito Gustavo Fruet irá participar. A população também poderá responder a uma pesquisa sobre orçamento pela internet e participar de chats ao vivo sobre o assunto.

As consultas públicas terão nove temas (veja detalhes no quadro abaixo): Saúde; Meio Ambiente; Mobilidade; Habitação e Urbanismo; Educação; Juventude, Cultura e Esporte; Segurança; Ação Social e Abastecimento; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

As consultas acontecerão à noite, durante duas semanas, entre os dias 4 e 17 de abril, das 19 às 22 horas. As primeiras duas horas serão destinadas à consulta presencial, com a discussão de um tema.  Em seguida será aberta a discussão pela internet, via chat.

O novo formato das consultas tem o objetivo de chamar a população para discutir os grandes temas da cidade, mas as questões específicas de cada comunidade não serão esquecidas.

O conteúdo das consultas servirá de base para o documento final da LDO, que será enviado para a aprovação da Câmara Municipal, no dia 15 de maio. Antes disso haverá uma audiência pública, entre os dias 10 e 13 de maio, para consolidar a proposta orçamentária.

Os cidadãos também podem enviar sugestões para o orçamento da cidade pela internet, no endereço www.curitiba.pr.gov.br/participe. A consulta pela internet consiste num questionário que permite ao cidadão indicar onde acha que a Prefeitura deve aplicar os recursos do Município. Cada pessoa pode apontar até três prioridades.

Além de escolher as áreas prioritárias para investimento – como saúde, educação, transporte, segurança, iluminação –, o cidadão pode detalhar a regional, o bairro e até a rua onde deseja ver as melhorias. Para participar, é necessário preencher um cadastro com dados pessoais.

O conteúdo resultante das consultas servirá de base para o documento final da LDO, que será enviado no dia 15 de maio para votação da Câmara Municipal. Antes disso, haverá uma audiência pública, entre os dias 10 e 13 de maio, para consolidar a proposta orçamentária.

As consultas públicas ocorrerão à noite, das 19 às 22 horas.

Os locais e datas de realização são:

TEMA

ACD, ICT, SMTE, SECOPA

ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO OMAR SABBAG

Rua Pedro Bocchino, 140 – Vila Oficinas

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692