29/11/2006

Responsabilidade Social

Empresas mostram ações no dia do voluntário

Dia V, promovido pelo Sistema Fiep, mobiliza entidades de classes e voluntários em Curitiba e Ponta Grossa

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e o Sesi do Paraná promovem, no próximo domingo (03/12) em Curitiba e terça-feira (05) em Ponta Grossa, o Dia do Voluntário (Dia V). Trata-se de uma mobilização de grupos de voluntários de empresas e instituições para demonstrar modelos de ações sociais em benefício da comunidade paranaense.

O evento acontecerá no Parque Barigüi, em Curitiba, e no Cento de Eventos da Munchen Fest, em Ponta Grossa. "Nestes dois dias, representantes do setor produtivo, de entidades de classe e religiosas e de instituições públicas do Paraná irão realizar uma série de atividades que estimulem ações sociais voluntárias", informa o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

O Dia V marca também a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela ONU em 2001. A data é celebrada mundialmente em 5 de dezembro. As empresas integrantes do Conselho estão incentivando a mobilização e dando um exemplo de como se faz cidadania por meio do voluntariado.

Atividades - Serão montadas tendas para divulgar os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU para serem atingidos até 2015. As metas propõem erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

No total, 45 instituições de pequeno e grande porte apresentarão ações relacionadas aos objetivos em Curitiba. Para acabar com a fome, a ONG Ação Social do Paraná arrecadará alimentos não perecíveis para instituições cadastradas no Natal sem Fome. Já a Gerdau mostrará seu projeto Prato Popular, que fornece refeições a R$ 1 para famílias de baixa renda.

Para conscientizar a população quanto à importância da quarta meta - a redução da Mortalidade Infantil -, o Hospital Infantil Pequeno Príncipe distribuirá material informativo sobre o câncer infantil e a ONG Criança Segura demonstrará como prevenir acidentes com crianças e adolescentes através de um teatro.

Entidades de classe, grupos de voluntários (Centro de Ação Voluntária - CAV), empresas (como Volvo, Gerdau, Bosch, Brasil Telecom, entre outras), escolas, universidades, grupos religiosos, sindicatos e instituições sociais (como a Pastoral da Criança) também participarão das atividades do dia.

A comunidade também poderá conferir as atrações culturais e recreativas durante todo o dia, como a apresentação do coral da Fiep, da Volvo e da Renault, e do grupo de teatro da ONG Criança Segura. Haverá também apresentação de malabares, show de mágicas e de palhaços.

Ao promover o Dia do Voluntariado, a proposta do Sistema Fiep e do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial é fomentar a cultura do voluntariado no Paraná, buscando uma maior inserção das empresas e das pessoas em iniciativas que contribuam para diminuir as desigualdades existentes no País. O evento, assim, contribui para incentivar um comprometimento da sociedade na busca de soluções criativas que promovam a igualdade e o desenvolvimento sustentável justo e socialmente correto.

No Paraná, desde maio, está sendo desenvolvido um trabalho de mobilização e conscientização da sociedade em prol dos ODM e com o objetivo de antecipar seu alcance no Estado para 2010. Trata-se do projeto Nós Podemos Paraná, uma iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, com o apoio do Sistema Fiep, Sesi, Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) e Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD). Foram realizados encontros em todas as regiões do Paraná e apontadas as potencialidades e desafios para cada uma delas. Atualmente, 16 núcleos regionais trabalham em projetos para a concretização dos ODM.

Ano anterior - Em 2005, o evento foi realizado simultaneamente em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, União da

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692