5º Congresso Nós Podemos - 06/12/2012

Congresso sobre desenvolvimento local e ODM reúne mais de 500 pessoas

Evento foi realizado quarta e quinta-feira. No painel de encerramento, o tema foi a inclusão dos Objetivos do Milênio nos planos orçamentários dos municípios
clique para ampliar clique para ampliarMaria da Glória disse que este momento, em que se iniciam novas gestões nos municípios, é muito oportuno para buscar apoio para os projetos relacionados aos ODM (Foto: Mauro Frasson)

Mais de 500 pessoas participaram da 5º edição do Congresso Nós Podemos Paraná. Realizado quarta e quinta-feira (5 e 6), em Curitiba, o encontro reuniu pessoas atuantes em ações de voluntariado, representantes do poder público, lideranças e representantes do núcleos do Nós Podemos municipais, que discutiram estratégias para aliar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com ações de desenvolvimento local.

Uma das maneiras de se trabalhar com os ODM na administração pública é inserir projetos com a temática dos Objetivos do Milênio nas diretrizes orçamentárias e planos plurianuais.

Isso já acontece no Rio Grande do Sul, segundo Maria da Gloria Kopp, da Secretaria de Planejamento daquele estado, uma das participantes do painel de encerramento do Congresso. “Temos um comitê intergovernamental que inter-relaciona os projetos voltados aos ODM com os projetos da secretaria”, disse ela.

Maria da Glória disse que este momento, em que se iniciam novas gestões nos municípios, é muito oportuno para buscar apoio para os projetos relacionados aos ODM. “Todos os prefeitos que tomarem posse em janeiro precisam fazer o plano plurianual. É o primeiro instrumento que o novo governo deve produzir e é uma grande oportunidade para estabelecer metas de acordo com os Objetivos do Milênio”, disse, lembrando que as decisões orçamentárias começam em março e vão até setembro.

Para incentivar os 5.563 prefeitos a desenvolverem projetos com o foco nos Objetivos do Milênio, o governo federal construiu uma “Agenda de Compromissos”, que será lançada dia 30 de janeiro, pela presidente Dilma Rousseff, e que apoiará os governantes na implantação de políticas públicas e fornecerá indicadores de acompanhamento de resultados.

“Nosso foco são os novos prefeitos. Vamos trabalhar para motivá-los a terem compromisso com os ODM e assumirem metas ao longo dos quatro anos de gestão”, afirmou Irene Mergener Cunha, representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Segundo ela, os prefeitos que atingirem os indicadores e as metas estabelecidas receberão um certificado das mãos da presidente Dilma. “Através da sinergia entre a união, os estados, os municípios e os cidadãos será possível mudar os indicadores sociais”.

Maria Aparecida Zago é uma das madrinhas da Rede Paranaense de Centros de Voluntariado (Mauro Frasson)

Voluntariado – Os cidadãos que participam de ações de voluntariado têm papel essencial no desenvolvimento de projetos e ações que buscam o alcance dos Objetivos do Milênio. Para fortalecer ações em todo o Estado, foi lançada no encerramento Congresso Nós Podemos Paraná a Rede Paranaense de Centros de Voluntariado, que reúne representantes de Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel.

“Através do voluntariado podemos mudar o mundo. Não há limite de idade para ser voluntário, basta ter um sonho, humildade, persistência, trabalhar bastante e estabelecer metas”, disse a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, que também é madrinha da Rede Paranaense de Centros de Voluntariado.

Confira mais fotos deste evento nos nossos albuns.

Album 1.

Album 2.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692